Eventos


DESENVOLVIMENTO, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA 3ª Conferência – Universidade de Évora

2017-09-29

Universidade de Évora

Conferência que se enquadrará na temática do Desenvolvimento e Segurança, e que pretende contribuir para o enriquecimento da reflexão em torno do Multiculturalismo e Segurança face às dinâmicas de (des)entendimento global. Paralelamente, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030, pressupõe assegurar que as responsabilidades da nossa vivência quotidiana sejam partilhadas globalmente.

Neste âmbito, e assinalando-se em 2017 os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, somos hoje confrontados com indícios de disrupção de valores e objetivos consagrados no modelo de integração europeia, com possíveis implicações no que é tido como o seu potencial de catalisador de paz e segurança.

A 1ª Conferência versou a temática da "Cooperação e Desenvolvimento Sustentável: Rumo a um Mundo Melhor" e teve como um dos conferencistas convidados o Prémio Nobel da Paz – Dr. José Ramos-Horta/Timor-Leste.

A 2ª Conferência, sobre a temática dos "Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável”, teve como um dos conferencistas principais o Dr. Jorge Sampaio (Presidente da República 1996-2006).

 

A 3ª e última Conferência deste Ciclo irá realizar-se no próximo dia 29 de setembro, no  Auditório do Colégio Mateus d’Aranda da Universidade de Évora, e conta com a presença da Eurodeputada Drª Ana Gomes. 

A seguir à Conferência inaugural proferida pela Drª Ana Gomes sobre “Migrações e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” será dinamizada uma mesa redonda de reflexão sobre a Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: novos e emergentes, que contará com a participação de investigadores de todas as Instituições de Ensino Superior que constituem o CICS.NOVA:

  • Carlos Silva, Universidade de Évora:  Saúde: Qualidade e Segurança do Doente nas malhas da Agenda 2030;
  • Ana Palos, Universidade dos Açores: Indústria e Inovação: desafios do desenvolvimento sustentável em regiões ultraperiféricas;
  • Fernando Bessa, Universidade do Minho: Interpelando o desenvolvimento sustentável: alguns argumentos para a imaginação de outros modos de produção e de consumo;
  • Iva Pires, FCSH – Universidade Nova de Lisboa: A Importância do Objetivo 17 para a concretização da Agenda 2030;
  • Ana Vieira, Instituto Politécnico de Leiria – Moderadora.

Inscrições: https://sge.uevora.pt/eventos/ver/369