Menu CICS.NOVA

Eventos

Apresentação do livro «Estudo Macroeconómico e Ordenamentos Espaciais Sub-Regional, Regional e Supranacional: Economias Portuguesa e Europeia e descentralização administrativa»

2018-06-14

O CICS.NOVA.UMinho, o Departamento de Sociologia da Universidade do Minho e a editora Húmus convidam a todos para a apresentação do livro Estudo Macroeconómico e Ordenamentos Espaciais Sub-Regional, Regional e Supranacional: Economias Portuguesa e Europeia e descentralização administrativa, da autoria do Prof. Ernesto Figueiredo, que ocorrerá no próximo dia 14 de junho. A apresentação da obra será feita pelo Prof. Manuel Carlos Silva, sociológo, e a pela Prof.ª Maria Fátima Ferreira, historiadora. Além disso, o CICS.NOVA.UMinho e o Departemento de Sociologia aproveitam este momento para prestarem uma singela homenagem ao Prof. Ernesto Figueiredo enquanto antigo professor do Departamento de Sociologia.

Universidade do Minho | Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais | 14 de junho de 2018 | 15h30

Sinopse:

Este livro constitui um complemento natural do livro Portugal: Que Regiões (1998).

O texto apresenta quatro partes substantivas e uma quinta acomodando oito anexos. Na primeira parte, a partir de dados portugueses, faz-se um estudo da evolução, atualidade e prognósticos da economia portuguesa. Depois, fixam-se as estruturas de relacionamentos associativos e causais, com estimativas de projeção a três horizontes temporais.

Na segunda parte, com base em dados europeus, procede-se a uma abordagem da Europa ou da União Europeia, formulando a hipótese de constituírem baluartes de coesão ou espaços de clivagem. Aqui estudam-se os países, e depois os indicadores económicos. Na terceira parte (com dados portugueses), procede-se a uma sinopse telegráfica do ordenamento regional do espaço continental, visando a coesão social e a descentralização administrativa. A quarta e última parte constitui uma abordagem original, no sentido em que chega a resultados de ordenamento que apenas eram propalados e suspeitados no passado. Os ensaios analíticos foram replicados em cada uma das seis regiões estruturantes do território continental.

Ver convite.

Mais informações:

https://www.wook.pt/livro/estudo-macroeconomico-e-ordenamentos-espaciais-sub-regional-regional-e-supranacional-ernesto-v-s-de-figueiredo/21876837