Menu CICS.NOVA

Eventos

Leituras ETNOUrb «A utopia urbana: Um estudo de antropologia social de Gilberto Velho»

2018-09-26

No dia 26 de setembro, às 11h00 na sala C201 do ISCTE-IUL, a rede ETNOUrb fará a leitura e discussão da obra A utopia urbana: Um estudo de antropologia social de Gilberto Velho com Alessandra Barreto (UFF), Julia O’Donnell(IFCS/UFRJ) e Renata Gonçalves (UFF).

A utopia urbana: um estudo de antropologia social de Gilberto Velho é um trabalho pioneiro da antropologia urbana brasileira, com sua primeira edição publicada em 1973. A etnografia realizada na década de 70 em um prédio em Copacabana, importante bairro da cidade do Rio de Janeiro, marcou o processo de consoildação de um campo de estudos antropológicos nas cidades em que a “observação do familiar” ganhava centralidade. Quarenta e cinco anos depois dessa primeira edição, propomos uma leitura renovada desta obra, com os olhos voltados para os limites, avanços e desafios das etnografias urbanas na atualidade.”

As Leituras ETNOUrb são uma série de sessões de debate em torno de obras e textos em Etnografia Urbana, partindo de leitura individual prévia. As sessões serão dinamizadas por membros da rede e terão lugar em várias instituições onde esta tem presença. São de entrada livre e abertas a todos os interessados.

Mais informações: https://etnourb.hypotheses.org/