Congresso DO SUJEITO AO PREDICADO «Arte Urbana no plural»

2018-10-02

A arte urbana é hoje parte integrante da paisagem visual da cidade contemporânea. Esta é manifestação artística que deriva de diferentes práticas sociais e linguagens plásticas, resultando numa fusão inspirada quer em expressões minoritárias, populares e transgressoras, quer em manifestações artísticas mais consentâneas com o cânone artístico. A diversidade de técnicas, expressões e práticas artísticas neste campo é evidente, facto que fica não apenas marcado pela biografia dos artistas, mas também pelos contextos sociais, culturais e urbanos onde estes atuam. A arte urbana é, por isso, uma categoria não apenas recente, mas também envolta em ambivalências várias e sujeita a múltiplos debates. São diversas as tensões e polaridades que fazem a arte urbana contemporânea: entre a rua e a galeria, entre o formal e o informal, entre o espontâneo e o comissionado, entre o profissional e o amador…

Nesta segunda edição do Arte Pública Leiria, iremos dar continuidade ao evento académico Do sujeito ao predicado no qual pretendemos debater a arte urbana na sua pluralidade, dando atenção não apenas aos diferentes contextos geográficos, sociais, culturais e económicos que a enformam, mas também à multiplicidade de manifestações estéticas e plásticas que se enquadram nesta categoria lata.

O tema do congresso é, por isso, “Arte Urbana no plural”. Este é um congresso que também se pretende plural, resultado de um consórcio constituído por diferentes entidades, instituições e associações académicas, no sentido de trazer diferentes olhares e experiências sobre a matéria.

A organização envolve o Instituto Politécnico de Leiria (ESECS e ESAD.cr), o CICS.Nova (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais), a Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas e a associação Riscas Vadias.

Submissões de comunicações:

Convidamos pesquisadores de diferentes áreas académicas (ciências sociais, estudos artísticos, arquitetura, estudos visuais, ciências da comunicação, etc.) a submeterem propostas de comunicação que contribuam para o debate em curso. O congresso encontra-se organizado por áreas temáticas, da responsabilidade de diferentes pesquisadores pertencendo às distintas entidades organizadoras. Para além dos debates temáticos dos painéis, iremos organizar seminários e workshops especializados.

Os abstracts deverão explicar de forma clara o contexto da pesquisa ou da reflexão teórica a apresentar ao congresso. Devem indicar os objetivos, pressupostos conceptuais e metodologia, bem como os resultados expectáveis ou alcançados. O abstract deve conter no máximo 500 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

Datas importantes:

Data limite de envio: 1 de junho de 2018