Membros Integrados

1: Desigualdades Sociais e Acção Pública > Educação, Conhecimento e Cultura

José David Gomes Justino

E-mail:

jdjustino@gmail.com

Qualificações Académicas:

Licenciado em Economia

Pós-graduado em Economia e Sociologia Histórica

Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa

Situação Profissional:

Professor da FCSH-UNL.

Actuais Interesses de Investigação:

Ciências da Educação.

CV Completo:

Projectos:


Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2008 2017 ESCXEL: rede de escolas de excelência
2015 2020 Curriculum Monitor

Publicações:


Data: Título Publicação: Tipo Publicação:
2014 Atlas da educação: Contextos sociais e locais do sucesso e insucesso: Portugal 1991/2012 Livros (autores)
2015 Atlas da Educação - Atualização de 2015 Artigos em revistas científicas internacionais
2016 Fontismo, Liberalismo Numa Sociedade Iliberal. Livros (autores)
2015 Preparar a Escola e o Ensino para o Futuro Capítulos de livros
2014 Escolaridade Obrigatória: Entre a Construção Retórica e a Concretização Política Capítulos de livros
2013 Origens sociais, expectativas, oportunidades e desempenhoescolar em Portugal Capítulos de livros
2013 Descentralização: Políticas e Dinâmicas Escolares em Contextos Municipais Capítulos de livros
2012 Geografia e Estatística do Portugal Moderno – As novas descrições geográficas de Portugal, 1815-1875 Capítulos de livros
2011 Estado, Território e Nação: Dualismos múltiplos nas representações da identidade nacional Capítulos de livros
2011 Ruy Ennes Ulrich, Da Bolsa e suas Operações Livros (autores)
2010 Difícil é Educá-los Livros (autores)
2010 O livre câmbio e o fontismo revisitados através dos debates parlamentares Capítulos de livros
2016 Emigration from Portugal: Old Wine in New Bottles? Artigos em revistas científicas internacionais
2015 Darwinian Natural Selection or Political Interference? A Political Economic History of the Lisbon Stock Exchange Artigos em revistas científicas internacionais
2013 Redes de escolas e modos de regulação do sistema educativo Artigos em revistas científicas nacionais
2013 The discourse of reforms of public instruction, 1835-1901. Concepts and ideological conceptions in the legitimation of primary education and the curriculum of the Portuguese liberalismo. Artigos em revistas científicas internacionais