1: Desigualdades Sociais e Acção Pública > Género e Sexualidade

Manuel Gaspar Silva Lisboa

m.lisboa@fcsh.unl.pt

Agregação no ramo de Sociologia, especialidade de Teorias e Metodologias, pela FCSH-UNL (2014). Relatório da disciplina de Análise de Dados Multivariada. Lição intitulada "A influência das metodologias de investigação na construção da Sociologia como ciência: o refinamento das metodologias quantitativas"

Doutoramento em Sociologia pela FCSH-UNL (1999). A indústria portuguesa e os seus dirigentes: crescimento na 2ª metade do século XX e potencial de inovação das funções capitalista, empresarial e de gestão

Mestrado em Sociologia pela FCSH-UNL (1990). Atitudes e condutas dos empresários face à inovação, na região de Setúbal.

Desde 2014 - Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Departamento de Sociologia.

Desde 2011 - Perito internacional na área da Violência de Género do Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

Desde 2008 - Director do Observatório Nacional de Violência e Género.

Desde 2008 - Coordenador do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres. As Mulheres na Sociedade e na Cultura da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2008 - Coordenador do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2007 - Membro da Comissão Técnico-Científica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Desde 2007 - Membro da Comissão Consultiva da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Desde 2006 - Perito internacional do Conselho da Europa, como membro da Task Force to Combat Violence Against Women.

CV Completo:

Projectos:

Data de Início: Data de Fim: Título Projecto:
2015 2018 A construção genderizada das emoções em vítimas e agressores de violência conjugal
2014 2015 Mutilação Genital Feminina em Portugal:prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação
2016 2018 Os alicerces sociais dos processos de inovação tecnológica: a tomada de decisão em condições de incerteza
2016 2017 Inquérito Municipal "Violência e Género"

2013 Rupturas, Emoções, Sentimentos e Desigualdades de Género Livros (autores)
2006 “Aspectos Metodológicos” e “A violência no plural: olhar os números e procurar as pessoas” Capítulos de livros