Destaques


Call for Papers Forum Sociológico - Número temático: Internet e Activismos em Saúde

 

A proposta deste número temático consiste em abordar, na contemporaneidade prácticas de ciberativismo no campo da saúde e os seus objectos de expressões, a partir da dimensão cultural, da produção social de reivindicações, da percepção e da comunicação aos níveis local, nacional e global. Com o objectivo de apreender a realidade dos grupos com os quais e para os quais as acções de promoção da saúde e da cidadania são desenvolvidas, pretende-se que os artigos abordem a compreensão dos processos sociais que integram a complexidade das relações activismos/internet/saúde em contextos heterogéneos.

Temas: Os temas que constituirão o número temático devem, necessariamente, atender às questões expostas abaixo, podendo expandir ou especificar o campo de análise dentro dos marcos de activismos virtuais e do campo da saúde:

1.      Análise da intersecção entre a sociedade e as tecnologias de informação nos processos comunicacionais da área da saúde, com disseminações de iniciativas sociopolíticas para prácticas de activismo, envolvendo os sectores governamental e não-governamental.
2.      Identificação dos novos sujeitos consumidores de media, conectados socialmente, produtores das suas linguagens, imagens e prácticas comunicacionais, com intuito de reivindicar direitos e igualdades sociopolíticas, privilegiando o campo da saúde.
3.      Atenção sobre o crescente registro de prácticas, serviços e informações sobre a saúde na Internet, as instituições envolvidas nestas iniciativas e as formações das comunidades virtuais.

Serão recebidos artigos originais em língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. Todos os artigos devem ser submetidos através do endereço electrónico da revista (forum@fcsh.unl.pt) até o dia 15/03/2017.

Os artigos serão submetidos à avaliação por pares, em sistema blind review, de acordo com as instruções aos autores da Revista Forum Sociológico.  As normas de publicação da revista e outras informações relevantes, assim como os números anteriores, estão disponíveis em: https://sociologico.revues.org/378