Destaques


Ocupação Científica de Jovens nas Férias - Estágios Roadshow da Sociologia, Ciência e Profissão na Intervenção Social

 

O CICS.NOVAUÉvora acolheu nos dias 11 a 22 de Julho de 2016 os jovens estagiários do Programa Ciência Viva, no âmbito do projeto ID 3707 - Roadshow da Sociologia, Ciência e Profissão na Intervenção Social.

Durante as duas semanas de estágio, foram desenvolvidas atividades em sala e no terreno. Os estagiários tomaram conhecimento sobre a importância e o papel que a Sociologia pode assumir, conjuntamente com outras ciências, na concetualização, diagnóstico e explicitação de problemáticas sociais contemporâneas, em particular no Alentejo. Foram efetuadas várias visitas a instituições do terceiro setor, de desenvolvimento local, da economia social, emprego e formação profissional, e tomaram conhecimento das suas valências de intervenção na região e projetos específicos em execução.

Em síntese, foram duas semanas intensas de trabalho, onde os estagiários tomaram contacto com as diferentes formas de utilização dos métodos de investigação, técnicas de recolha e tratamento de dados, e com modalidades de análise da informação recolhida e exposição dos resultados obtidos, em particular os relacionados com alguns dos projetos realizados e em curso no CICS.NOVAUÉvora, e referentes às áreas temáticas das Desigualdades Sociais e Ação Pública, Cidadania, Trabalho e Tecnologia, e Mudanças Ambientais, Território e Desenvolvimento.

Testemunho do estagiário Jorge Quintão:

Não estava à espera de vir a gostar tanto deste curso de verão. Tivemos muita interação com organizações de ajuda social, com a rede social ... Tivemos o privilégio de conhecer profissionais da área de sociologia que partilharam conselhos e ideias para as nossas escolhas futuras. Foi um curso muito interessante que sem dúvida reforçou a minha decisão de seguir uma via profissional no sector da intervenção social. Pude conhecer melhor Évora e a realidade do Alentejo (que muitas vezes é esquecido por mim e por muitos outros das cidades grandes). Ao ficar instalado na residência fiz amizade e troquei contactos com timorenses, dois sírios muito simpáticos e um sul africano...

 

Évora, 26-07-2016

Saudade Baltazar

Carlos Alberto Silva

Marcos Olímpio

Equipa do CICS.NOVA.UÉvora