Menu CICS.NOVA

Latest News

jPList Actions
  • 4 per page
  • 8 per page
  • 12 per page
  • View All
 
Margarida Pereira e Filipa Ramalhete, investigadoras integradas do CICS.NOVA, receberam o Prémio de Melhor Artigo Científico publicado pela revista Finisterra. Revista Portuguesa de Geografia em 2017. O artigo em questão tem por título Planeamento e conflitos territoriais: Uma leitura na ótica da (in)justiça espacial e foi publicado na edição nº104 da Revista.
 
Integrating food into urban planning é o novo livro publicado pela UCL e FAO e conta com um capítulo assinado pela investigadora Cecília Delgado, investigadora do CICS.NOVA, sobre a distribuição e acessibilidade de alimentos no âmbito do planeamento municipal, nomeadamente na cidade de Belo Horizonte, Brasil.
 
Os investigadores Jorge Sequera e Jordi Nofre,  do CICS.NOVA, assinam artigo na revista City, revista indexada na SCOPUS, sobre os debates em torno dos fenómenos de turistificação e gentrificação em áreas centrais de cidades pós-industriais.
 
No seguimento da política de ​Estímulo à Produtividade e Internacionalização da NOVA FCSH, Jordi Nofre, Patrícia Pereira e Eva Parga Dans, na categoria de investigadores, bem como Ana Firmino e José António Tenedório, na categoria de docentes, foram distinguidos com o Prémio Santander de Internacionalização da Produção Científica. A entrega dos prémios aconteceu no dia 30 de Novembro, na Reitoria da NOVA, por ocasião da festa dos 40 anos da FCSH.
 
Gonçalo Antunes, geógrafo, investigador doutorado integrado no CICS.NOVA, recebeu uma menção honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea 2018, no domínio da História Contemporânea Portuguesa e atribuído pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho, depois depois de ter recebido, também no presente mês, uma menção honrosa no Prémio da Fundação Mário Soares 2018, no domínio da História de Portugal do século XX.
 
O CICS.NOVA está representado por vários dos seus investigadores no III International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Work and Organisations (ISSOW), organizado pela Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho, a ser realizado nos dias 26 e 27 de novembro. Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras | 26 – 27 novembro 2018 | 09h00
 
Investigadora Vera Duarte participou no programa 90 segundos de ciência (Antena 1) e falou sobre os modelos e as boas práticas de intervenção em raparigas em contexto de reclusão ou em centros educativos, temas estes inseridos no âmbito dos estudos que tem vindo a desenvolver sobre delinquência juvenil feminina.
 
A investigadora do CICS.NOVA Iva Pires falou à Visão sobre o desperdício alimentar em Portugal: “Se cada uma das 4 milhões de famílias existentes em Portugal deitar para o lixo uma laranja por semana, isso significa 16 800 toneladas de desperdício anuais e 25 mil euros que vão fora”.
 
Francesca Poggi, investigadora integrada do CICS.NOVA, foi premiada pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) pelo trabalho desenvolvido no âmbito da sua tese de doutoramento, SMART RURAL: Eficiência energética e energias renováveis no espaço rural,  com o segundo lugar no Prémio  APREN 2018.
 
O CICS.NOVA realizou nos últimos dias 19 e 20 de outubro na NOVA FCSH o seu 1º Colóquio circunscrito ao tema Para um desenvolvimento humano, inovador e sustentável. O evento contou com a participação de vários investigadores e pretendeu promover a coesão e a colaboração entre os diversos Polos e grupos de investigação (RGs) que constituem o Centro, criar condições para a promoção de projectos conjuntos e articular conceptualmente o trabalho dos vários investigadores com as duas linhas estratégicas do Centro: Human Development and Sustainability e Innovations and Territorial Competitiveness.
 
O encontro decorreu na NOVA FCSH entre 24 e 26 de Setembro e envolveu reuniões de trabalho, no âmbito de uma parceria entre a entidade brasileira e o ONVG, com o objectivo de desenvolver um formulário de avaliação de risco para vítimas de violência doméstica no Brasil, beneficiando da larga experiência do Observatório nestas temáticas.
 
Os projectos dos investigadores Jordi Nofre (na categoria 'investigador principal'), Frederico Ágoas e Catarina Delaunay (na categoria 'investigador auxiliar') e Ana Cristina Carvalho (na categoria 'investigador júnior') obtiveram pontuação elevada e foram recomendados para financiamento no CEEC - Individual, da FCT. Neste concurso serão atribuídos 500 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e nas quatro categorias contratuais.
 
A formação, a decorrer no primeiro semestre do ano lectivo 2018/2019, inicia-se no dia 27 de Setembro com uma palestra proferida pelo Professor Guilherme de Oliveira Martins, antigo Presidente do Tribunal de Contas e atual membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian. No dia 19 de Outubro, o Professor Kevin Fewster, Director do Royal Marítime Museum of Greenwich, falará sobre "The role of maritime museums in ocean literacy". O programa explora a omnipresença das realidades marítima e fluvial na vida económica e cultural da história europeia, o conhecimento geográfico e o comércio, os novos desafios para os oceanos que cercam o continente, bem como as relações internacionais e os desafios marítimos geoestratégicos para a UE.
 
 
 
O Centro Luis Krus – Formação ao Longo da Vida vem convidá-la(o) a apresentar propostas para a realização de Cursos Livres presenciais (Cursos de ANO NOVO (CAN)), que de acordo com o Despacho nº 30/2018 irão funcionar no período de pausa letiva do 1º semestre (7 de janeiro a 8 de fevereiro).  Envio de propostas: até 30 de setembro de 2018.
 
Já se encontra disponível o livro «Ética aplicada: Educação». Esta obra é coordenada por de Maria do Céu Patrão Neves e David Justino (CICS.NOVA), e publicada pela Edições 70.
 
Já se encontra disponível o livro Challenges of communication in a context of crisis: Troubles, misunderstandings and discords. Esta obra é da autoria de José Manuel Resende, Alexandre Cotovio Martins, Marc Breviglieri, Catarina Delaunay, e publicada pela editora Cambridge Scholars Publishing.
 
No âmbito do processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., das propostas submetidas para atribuição do título e designação de Laboratório Colaborativo (CoLAB), apresentadas a concurso em Março de 2018, foram aprovadas duas candidaturas que integram o CICS.NOVA, assegurando a representação da Universidade NOVA de Lisboa nestes dois novos projetos.
 
O CICS.NOVA anuncia que no âmbito das candidaturas a projetos de IC&DT financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., foram aprovadas 4 candidaturas enquanto entidade proponente e 2 enquanto entidade parceira.
 
Maria José Roxo, investigadora integrada do CICS.NOVA, irá coordenar equipa da NOVA FCSH em um centro de competências a ser criado pelo Governo que visa pesquisar e procurar soluções para o fenómeno de dessertificação no país. Trata-se do Centro de Competências na Luta contra a Desertificação (CCDesert), a ser sediado em Alcotim, distrito de Faro, e que conta com a colaboração de mais de 30 instituições a nível nacional.
 
Enrico Borghetto, investigador integrado do CICS.NOVA, tem estudo sobre os efeitos do crescimento das desigualdades económicas nas agendas legislativas europeias, a ser desenvolvido em conjunto com Derek Epp (University of Texas at Austin), mencionado no artigo As inequality grows, so does the political influence of the rich, publicado pelo jornal The Economist.
 
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., informou no último dia 30 de julho de 2018 que os resultados do CEEC Individual 2017 serão divulgados na semana de 17 de setembro de 2018. 
 
Já se encontra aberta a segunda fase de candidaturas ao programa doutoral em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios, oferecido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e acolhido no CETRAD, em associação com uma rede Ibérica de unidades de I&D: o CEFAGE, o CICS.NOVA, o ICAAM, o IDEGA e o NECE. Candidaturas: até 24 de agosto de 2018.
 
Já se encontra disponível o livro Cadastro e gestão territorial: Uma visão luso-brasileira para a implantação de sistemas de informação cadastral nos municípios. Esta obra é da autoria de Amilton Amorim, Unesp, Marcos Aurélio Pelegrina, Universidade Estaudal do Centro-Oeste, e Rui Pedro Julião, NOVA FCSH e CICS.NOVA, e publicada pela editora Unesp, Brasil.
 
O programa de doutoramento em Sociologia OpenSoc resulta de uma colaboração interinstitucional e científica entre instituições académicas, centros de investigação e investigadores ligados à Universidade Nova de Lisboa (NOVA), à Universidade de Lisboa (ULisboa), à Universidade de Évora e à Universidade do Algarve (UAlg).  Candidaturas (3ª Fase): até 7 de setembro de 2018.
 
À semelhança dos anos anteriores, de 01 a 31 de agosto, os acessos à NOVA FCSH serão regidos pelos seguintes horários:
 
The NOVA Research Office organizes the first NOVA Science Day on September 10th at the Rectorate of Universidade NOVA de Lisboa. The event is mainly targeted at Professors, Researchers and Doctoral students of NOVA, so they can know all the scientific areas of Research existing in this University and the work that has been carried out by other colleagues and PhD students. Rectorate of Universidade NOVA de Lisboa | September 10th | 10h00 am - 05h30 pm
 
O atual número da Revista Forum Sociológico surge na sequência da II Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, organizada pela Federación Española de Sociología (FES) e pela Seção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), e reúne seis artigos que compõe o dossiê Fraturas sociais e educativas: Desafios para a sociologia da educação, coordenado por Bruno Dionísio, Leonor Lima Torres e Mariana Gaio Alves.
 
O presente número da Revista Configurações corresponde à segunda parte de um volume dedicado ao tema Justiça, Direito(s) e Instituições. Tal como o número que o precedeu, esta publicação resulta de encontro científico duplo: o Segundo Encontro da Secção Temática “Sociologia do Direito e da Justiça” da Associação Portuguesa de Sociologia (STSDJ) e as V Jornadas do Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdades da Universidade do Minho. 
 
No último dia 07 de junho foi lançado o novo Programa-Quadro de I&I HORIZONTE EUROPA (2021-2027) pela Comissão Europeia com um orçamento global de 97 mil milhões de euros. 
 
O CICS.NOVA estará representado por vários dos seus investigadores no X Congresso Português de Sociologia «Na era da 'pós-verdade'? Esfera pública, cidadania e qualidade da democracia no Portugal contemporâneo», organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã, entre 10 e 12 de Julho de 2018. Na mostra organizada pelo Congresso, haverá também um stand dedicado ao CICS.NOVA, em que serão expostas várias das nossas publicações.
 
O CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais estará presente no Encontro Ciência 2018 a apresentar 3 posters assinados pelos doutorandos Patrícia Leonor Gramaxo, Catarina Isabel Pimpão Lucas e Hu Jing. Este evento ocorrerá entre os dias 2 a 4 de julho no Centro de Congressos de Lisboa e contará com a presença de diversos investigadores portugueses. Centro de Congressos de Lisboa | 03 a 04 de julho de 2018 | 09h30 às 19h00
 
Paula Reis, investigadora do CICS.NOVA.UÉvora, é entrevistada pela Lusa e Antena 1 no âmbito do seu trabalho de doutoramento Turismo, Planeamento e Desenvolvimento Regional: Estratégias de Intervenção para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal.
 
Nos dias 7 e 8 de junho, na Universidade de Évora, o CICS.NOVA.UÉvora e o Departamento de Sociologia voltaram a reunir  especialistas, investigadores e trabalhadores sociais que desenvolvem a sua atividade na área das redes sociais. A segunda edição, sob o tema Redes Sociais: Perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas proporcionou um espaço de partilha formal e informal de trabalhos, metodologias e estratégias de ação.
 
Já se encontra disponível o livro «Robótica e trabalho: O futuro hoje» da autoria de António Brandão Moniz, investigador do CICS.NOVA e diretor do Observatório de Avaliação de Tecnologia, e publicado pela Glaciar com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
 
O World Congress Justice for Children «Strengthening Justice Systems for Children: Challenges, including disengagement from violent extremism», realizado entre 28 e 30 de maio de 2018 sob o alto patrocínio da UNESCO, na sua sede, em Paris, teve como foco as diferentes tendências globais no campo da justiça juvenil e do Direito das Crianças e dos Jovens, incluindo o envolvimento das crianças em fenómenos de violento extremismo e terrorismo. O CICS.NOVA associou-se à sua organização na qualidade de parceiro e a investigadora Maria João Leote de Carvalho, investigadora integrada do CICS.NOVA, no âmbito do Pós-Doutoramento que realiza com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BDP/116119/2016), foi uma das 100 conferencistas selecionadas, entre as cerca de 400 propostas apresentadas, tendo participado com uma comunicação no workshop «Neuroscience and child justice».
 
O CICS.NOVA.UÉvora realizou nos últimos dias 26 e 27 de Maio de 2018 o 5º Encontro de Investigadores, na aldeia de Alqueva, cujo tema fora os Desafios da investigação e intervenção.
 
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, realizou-se a 24 e 25 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o «II Congresso Europeu sobre uma Justiça Amiga das Crianças», promovido pela ComDignitatis e organizado por um conjunto de entidades representativas de vários sectores da sociedade portuguesa entre os quais se incluiu o CICS.NOVA. O congresso também contou com a presença da investigadora Maria João Leote de Carvalho, investigadora integrada do CICS.NOVA, que para além de fazer parte da Comissão Científica do Congresso, no âmbito do Pós-Doutoramento que realiza com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BDP/116119/2016), foi uma das principais oradoras do evento.
 
Já se encontra disponível o livro Exploring Nightlife: Space, Society & Governance. Esta obra é editada por Jordi Nofre i Mateo (CICS.NOVA) e Adam Eldridge (University of Westminster) e publicada pela Rowman & Littlefield.
 
 
Realizou-se no dia 4 de maio de 2018, na Nova School of Business and Economics (NOVA SBE), a conferência de apresentação dos artigos vencedores do Prémio Concorrência nos Mercados, uma iniciativa conjunta do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e da Associação Mutualista Montepio.
 
Já se encontra disponível o livro «Democracia, promessas, utopias e (des)ilusões: dilemas e disputas nas arenas públicas». Esta obra é coordenada por José Manuel Resende e Catarina Delaunay, investigadores do CICS.NOVA, e publicado pela editora Lema d'Origem. Além disso, a conta com o Posfácio do Dr. Mário Soares.
 
Foi publicado em Diário da República no último dia 11 de abril o edital do concurso para as 92 posições de investigador doutorado ao abrigo da DL 57/2016 alterado pela Lei 57/2017. O concurso estará aberto até ao próximo dia 25 de maio.
 
A Revista D&S convida os autores interessados a submeterem artigos para publicação na edição de 2018, subordinados aos seguintes temas: Cidadania, trabalho e tecnologia; Cidades, ambiente e desenvolvimento; Desigualdades sociais e ação pública; Educação, conhecimento e cultura; Saúde, população e bem-estar; Sistemas de modelação e planeamento.
 
 
Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Financiamento Exploratório da NOVA FCSH, com os objetivos de promover a internacionalização da investigação realizada na faculdade. As candidaturas têm de ser enviadas até ao dia 11 de maio de 2018 para o email research@fcsh.unl.pt.
 
 
The Master and Doctoral Consortium for Research on Public Policy is promoted by UMPP - Public Policy Monitoring Unit of the University of Évora (http://www.umpp.uevora.pt/), its aim being to promote opportunities for reflection and collaboration between master and Ph.D. students at the University of Évora, and other Portuguese and foreign universities, in the field of scientific research on public policies, from a multi-disciplinary perspective. The deadline to submit a paper is 29 april 2018.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No results found