Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso

 

O Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso (CEESVF) é um centro de referência a nível europeu e mundial em temáticas como a erosão de solos em áreas agrícolas e a desertificação.

Este estatuto resulta da qualidade da informação existente e do tempo de funcionamento. Está em atividade desde o ano agrícola de 1960-61 até hoje, e têm sido aplicados durante este período modelos experimentais em parcelas, que visam avaliar a importância das práticas agrícolas e o papel de diferentes culturas na conservação do solo e da água.

Localiza-se no Distrito de Beja, Concelho de Mértola “Serra” – a 2Km de Vale do Poço –, Margem esquerda do Rio Guadiana, na Herdade de Vale Formoso.

Esta Herdade faz parte do Centro de Experimentação do Baixo Alentejo – Direção Regional de Agricultura do Alentejo – Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. 

No entanto, desde o início da década de 90 do século XX, a coordenação científica do CEESVF e as atividades de investigação e divulgação desenvolvidas são da responsabilidade de Maria José Roxo, investigadora do CICS.NOVA.