Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 10/04/2017

NEWSLETTER 15/2017

10 de Abril 2017

DESTAQUES

12/04 - Seminário Internacional Empresas Familiares - Novos Desígnios - O Norte em Perspetiva

Conhecer melhor as empresas familiares, seu papel e impacto na economia, principais rumos e desígnios constituem os principais focos de debate do Seminário internacional Empresas Familiares – Novos Desígnios – O Norte em Perspetiva, a ter lugar a 12 de abril, no Auditório da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Leça da Palmeira.

Este Seminário desenvolve-se no quadro do projeto “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas”, financiado no âmbito NORTE-02-0853-FEDER-000018, liderado pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho, em copromoção com a Associação Empresarial de Portugal (AEP). Uma das principais ações deste projeto consiste na criação de uma base de dados de famílias empresariais portuguesas da região Norte que sirva de suporte à tomada de decisão nos domínios da economia e da política.

As empresas familiares são importantes agentes de criação de riqueza, emprego e coesão territorial e social. Integram uma parte substantiva do dinamismo da economia nacional e europeia, representando mais de 60% do universo das empresas distribuídas por diversos setores de atividade. Contudo, um dos maiores problemas que as empresas familiares enfrentam é a falta de visibilidade institucional do seu contributo, nomeadamente: i) a nível económico, na cadeia de produção de criação de riqueza e valor acrescentado, em especial quanto à absorção de transferência de tecnologia e conhecimento (sobretudo por via de star-ups e iniciativas empreendedoras ligadas à setores de I&D e inovação); ii) a nível do emprego criado e consolidado ao longo do ciclo da atividade económica; iii) a nível organizacional e de governo das empresas familiares; iv) a nível do desenvolvimento da coesão territorial, na capacidade de atração e fixação de recursos humanos, realçando-se o papel destas empresas na sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades locais.

O Seminário Internacional é aberto a todas e todos que tenham interesse pela temática das Empresas Familiares. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia até dia 10 de abril. Enviar um e-mail como nome completo, instituição e/ou empresa (quando aplicável) e contacto telefónico para o endereço: roadmapef@ics.uminho.pt

Coordenação da comissão organizadora: Ana Paula Marques e Paula Silvestre

Comissão Organizadora: João Carvalho (CICS-UMinho/ISMAI); Paula Freire (CICS-UMinho); Patrícia Rosário (CICS-UMinho); Raquel Araújo (AEP) e Nuno Torres (AEP/Universidade Lusófona).

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui