Subscrição da Newsletter:

Declaro que tenho conhecimento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados e autorizo a utilização dos meus dados pessoais fornecidos no âmbito da inscrição à Newsletter CICS.NOVA para receber notícias e informação sobre iniciativas veiculadas pelo CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.
Português:  English:

Newsletters

Newsletter - Newsletter 03/07/2017

NEWSLETTER 27/2017

03 de Julho 2017

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

Convocatória aberta: Fundo para a Cooperação Regional EEA and Norway Grants

Encontra-se aberta a primeira convocatória do Fundo para a Cooperação Regional EEA/Norway Grants destinado ao financiamento de propostas que abordem desafios transfronteiriços e promovam a cooperação transnacional através da partilha de conhecimento e de melhores-práticas e capacitação entre os setores prioritários do programa.

Candidaturas: até 01 de Julho de 2018. 

Mais Informações >>

2 post-doc + 2 PhD positions at MCTS/TU Munich as part of the EU H2020 Project SCALINGS

The Munich Center for Technology in Society (MCTS) at Technical University of Munich is inviting applications for up to four limited-term researcher positions at TU Munich as part of the EU Horizon2020 project Scaling Up Co-creation: Avenues and Limits for Integrating Society in Science and Innovation (SCALINGS), to be filled immediately.

Applications: until 1st July 2018. Earlier applications will be considered immediately. 

Mais Informações >>

Prémio Doutoramento em Ecologia

A Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) & a Fundação Amadeu Dias organizam a 2ª Edição do Prémio de Doutoramento em Ecologia para recém doutorados, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido ao longo do seu programa doutoral.

Candidaturas: até 30 de Junho de 2018.

Mais Informações >>

Prémio Manuel Lopes (2018)

Estão abertas as candidaturas à edição de 2018 do Prémio Manuel Lopes. O Prémio distingue as personalidades e organizações que mais se tenham destacado, durante o ano de 2017, na implementação e difusão de boas práticas ou na realização de estudos e trabalhos de investigação em domínios relevantes para a melhoria e inovação da contratação coletiva, nomeadamente em matérias como a dignificação do trabalho e das condições em que este é prestado.

Candidaturas: até  30 de junho de 2018.

Mais Informações >>

Prémio CPC Ciência 2018

O Prémio CPC – Ciência é uma iniciativa do Conselho de Prevenção da Corrupção no âmbito do ensino e investigação no Ensino Superior, em áreas relevantes da sua missão institucional, nomeadamente nos domínios da ética, da integridade, da transparência e da gestão de riscos de corrupção, de fraude e de infrações conexas. A comunidade universitária é convidada a realizar estudos sobre os fenómenos ligados à corrupção, fraude, abusos de poder e/ou conflitos de interesses, a fim de melhor se conceberem, implementarem e monitorizarem soluções de prevenção dos riscos na defesa dos dinheiros, valores e património públicos.

Candidaturas: até 30 de junho de 2018.

Mais Informações >>

Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/De Facto Editores 2017

O Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/De Facto Editores 2017 visa promover a investigação em Ciências da Educação em Portugal. São elegíveis adicionalmente trabalhos noutras áreas científicas das ciências sociais e humanas desde que estejam relacionadas com políticas de educação, formação ( formal, não formal ou informal).

Candidaturas: até 30 de junho de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas FCT: Acordo e Cooperação Científica entre Portugal e a Eslováquia

Estão abertas as candidaturas ao intercâmbio científico de equipas de investigação no âmbito do acordo bilateral entre Portugal, representado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P. e Eslováquia, representada pela Ministério da Educação da Eslováquia.

Candidaturas: até 18 de Junho de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Academias Gulbenkian do Conhecimento

As Academias Gulbenkian do Conhecimento financiam projetos que contribuam para a promoção de competências sociais e emocionais em crianças e jovens até aos 25 anos, nomeadamente: adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e/ou resolução de problemas, para uma melhor preparação para as mudanças que ocorrem na sociedade.

Candidaturas: até 11 de Junho de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: 2ª convocatória Interreg Espaço Atlântico

O programa Interreg Espaço Atlântico é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e tem como objetivos o apoiar o desenvolvimento regional e o crescimento sustentável das 36 regiões Atlânticas de cinco países europeus do Atlântico compostos pela França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Candidaturas: até 01 de Junho de 2018 (13h00).

Mais Informações >>

Abertura de candidaturas aos Programas PESSOA

O Instituto Francês de Portugal, a FCT e o CRUP têm o prazer de vos anunciar que os concursos para os programas franco-portugueses de financiamento PESSOA já se encontram abertos.

Candidaturas: até 31 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Prémio Científico Mário Quartin Graça

Prémio Científico Mário Quartin Graça, instituído pela Casa da América Latina e pelo Banco Santander Totta, destina-se a distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades portuguesas ou da América Latina. Os temas devem ser de interesse comum ou resultar, na sua elaboração, da colaboração entre universidades de ambos os lados do Atlântico.

Candidaturas: até 31 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Prémio PORDATA Inovação

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a quarta edição do Prémio PORDATA Inovação. Esta iniciativa procura promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de indicadores inovadores que representem uma mais-valia para a compreensão das dinâmicas da sociedade. É, por isso, especialmente encorajada a participação da comunidade científica nacional.

Candidaturas: até 23 de Maio 2018.

Mais Informações >>

Anúncio de abertura de candidaturas à Inovação e transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores

Encontra-se a decorrer o período de candidaturas ao concurso _APOIO À INOVAÇÃO E À TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS ENTRE CIENTISTAS E PESCADORES_ - Aviso nº 20/2018 [2].

Candidaturas: até 19 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Novo prazo para candidaturas a projetos I&DT em Copromoção

O Sistema de Incentivos “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico” prevê apoiar projetos de empresas em Copromoção com outras empresas ou restantes entidades do Sistema de I&I, alinhados com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, que visem, designadamente através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, o reforço da sua competitividade e inserção internacional.

Candidaturas: até 18 de Maio de 2018 (19h00).

Mais Informações >>

Capes divulga Edital para Apoio de Eventos Científicos no Brasil – PAEP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga o Edital nº 9/2018 do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), que seleciona propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. O edital atenderá os eventos do segundo semestre de 2018, que tenham data de início no período entre 1º de agosto e 31 de janeiro de 2019.

Inscrições: até 11 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

A fim de continuar a avaliar os frutos do estudo realizado na área de Ciências Sociais e Humanas de Macau e incentivar a dedicação entusiástica e a criatividade dos académicos vocacionadas para os estudos sobre Macau, a Fundação Macau, em conjunto com Social Sciences in China Press, vai organizar a 5.ª Edição do Prémio Estudos de Ciências Sociais e Humanas de Macau. Ao mesmo tempo, pretende-se que haja um reconhecimento público dos indivíduos que têm contribuído, de forma excelente, para o estudo e promoção das Ciências Sociais e Humanas de Macau, pelo que, nesta edição irá ser atribuído um Prémio Honorífico que terá o nome “Prémio de Contribuição Excepcional para as Ciências Sociais e Humanas de Macau”.

Candidaturas: até 31 de Julho de 2018.

Mais Informações >>

Convocatória aberta: Programa Courageous Citizens - European Cultural Foundation

O programa Courageous Citizens, promovido pela European Cultural Foundation, tem como objetivos a promoção de soluções culturais com impacto positivo a nível local, regional e europeu.

Candidaturas: até 9 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Abertura de candidaturas ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2018 - Parcerias locais

No seguimento da recente aprovação pela Câmara Municipal de Lisboa do Ciclo e Regras da 8ª Edição do Programa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) e da realização do workshop de preparação e capacitação, informa-se que já se encontra aberto o período para candidaturas online ao Programa BIP/ZIP Lisboa 2018 – Parcerias Locais.

Candidaturas: até 7 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Novo prazo de candidaturas para o Financiamento exploratório da NOVA FCSH

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Financiamento Exploratório da NOVA FCSH, com os objetivos de promover a internacionalização da investigação realizada na faculdade.

Candidaturas: até 11 de Maio de 2018.

Mais Informações >>

Prémios Calouste Gulbenkian

Estão abertas as candidaturas, nacionais e internacionais, aos Prémios da Fundação Calouste Gulbenkian

Candidaturas: até 30 de Abril de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Seleção de investigações multidisciplinares sobre o envelhecimento | POCTEP 2014-2020

A Fundación General de la Universidad de Salamanca, através do Centro Internacional sobre o Envelhecimento (CENIE), abre um processo de concorrência competitiva para a seleção de investigações multidisciplinares sobre o envelhecimento, o que contribuirá para o desenvolvimento e implantação de uma excelente rede de investigação cujos resultados possam ser de interesse para Espanha e Portugal.

Candidaturas: até 30 de Abril de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Associação Americana de Ciência Política: Fundo para Projetos Especiais

A Associação Americana de Ciência Política (APSA) financia projetos que promovam o avanço da disciplina da Ciência Política através do Fundo para Projetos Especiais. Os projetos têm de ser colaborativos e podem focar-se nas várias áreas da Ciência Política, como o Ensino, Investigação ou a participação cidadã. São valorizados projetos em que exista a transferência de conhecimento e o desenvolvimento pedagógico.

Candidaturas: até 28 de Abril de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Redes Temáticas e Fóruns CYTED

O Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) destina-se à promoção da região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

No âmbito do CYTED estão abertos os concursos às Redes Temáticas e aos Fóruns CYTED. 

Candidaturas para ambos os concursos: até 25 de Abril de 2018.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Programa Science with and for Society (SwafS)

Encontram-se abertos o período de candidaturas aos tópicos do novo programa de trabalhos do Science with and for Society 2018-2020, programa transversal do Horizonte 2020 dedicado à promoção e análise da interação da ciência com a sociedade.

As propostas têm de ser submetidas através do portal do participante até ao dia 10 de abril de 2018.

Mais Informações >>

Fundação Carolina: bolsas de mobilidade para portugueses

No âmbito do programa de bolsas da Fundação Carolina, com o patrocínio da Fundação Endesa, encontra-se aberto o concurso de mobilidade de professores/investigadores portugueses para a realização de trabalho de investigação em universidades e/ou unidades de investigação espanholas.

A bolsa tem um valor mensal de 1200 euros para um período máximo de três meses nas as áreas científicas da Educação, da Engenharia e do Meio Ambiente.
Não são elegíveis candidaturas com os objetivos de participação em congressos.

Mais Informações >>

MSCA Fellow - Demography of historical influenza pandemics

Call for Expression of Interest for mutual application under the Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowship scheme

The OsloMet - Oslo Metropolitan University invites top-class researchers of any nationality (at any stage in their career) in the study of social determinants or consequences of the 1918-20 “Spanish flu” pandemic or other historical influenza pandemics to apply for a EU-funded Marie Sklodowska Curie Action Individual Fellowship (MSCA-IF) to conduct research at OsloMet - Oslo Metropolitan University for a period of 1-2 years. The topic is timely aligned with the centenary of the 1918 pandemic in 2018.

Deadline is 30th of March.

Mais Informações >>

Concurso «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam»

O concurso Elevator Pitch – Ideias Que Marcam promovido pela Comissão Europeia em Portugal procura projetos e ideias inovadoras que promovam a democracia digital.

Nesta edição o concurso vai privilegiar projetos de empreendedorismo de base tecnológica e digital que proponham soluções e inovações para reforçar a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

Prazo: até 25 de março.

Mais Informações >>

Concurso Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental: Apoiar a Adaptação às Alterações Climáticas

Estão abertas, até ao dia 16 de março, as candidaturas ao concurso “Apoiar a Adaptação às Alterações Climáticas", iniciativa promovida pelo Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, que visa promover operações de adaptação às alterações climáticas, visando a implementação concreta de medidas materiais preconizadas nos diversos exercícios de planeamento existentes, de carácter territorial (local ou regional).
Poderão apresentar a sua candidatura, cujo apoio pode atingir um máximo de 200 mil euros, as seguintes entidades:
- Municípios e associações de municípios;
- Associações, fundações, empresas e Organizações não governamentais, desde que enquadradas em consórcios, liderados por municípios ou associações de municípios:
O formulário de candidatura estará disponível brevemente.

Mais Informações >>

Convocatória aberta H2020 DS6: Governança para o Futuro

Encontra-se aberto, até 13 de março de 2018, o período de candidaturas aos tópicos da convocatória "Governança para o futuro" do Desafio Societal 6 - A Europa num Mundo em Mudança do Horizonte 2020. A convocatória tem como objetivos gerais a análise e o desenvolvimento de recomendações políticas sobre i) tendências políticas no contexto europeu e internacional, ii) confiança e legitimidade democráticas e iii) adaptação das estruturas de governança às necessidades dos cidadãos.

Mais Informações >>

Pré-apresentação de propostas Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)

A Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica é uma iniciativa destinada ao aumento da cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação, tendo como participantes 11 Estados-membros (Alemanha, Croácia, Chipre, Espanha, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal) e 8 países não europeus compostos por Algéria, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Tunísia e Turquia.  Em Portugal, a FCT é a instituição responsável pelo financiamento e avaliação da participação nacional.
No âmbito desta parceria foi aprovado um programa de investigação e inovação integrado nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos implementado pela Fundação PRIMA. 

Mais Informações >>

Concurso de Projetos para Investigação em Fogos Florestais (FCT)

A FCT tem aberto o 1º Concurso de Projetos para Investigação em Fogos Florestais até dia 28 de fevereiro.
Este é o primeiro de três concursos, os seguintes abrirão até Julho de 2018 e Julho de 2019, enquadrados no Programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais,  na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande. Prevê-se um financiamento total de 15 milhões de euros para projetos de investigação selecionados no âmbito dos três concursos.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Prémio Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

Encontra-se aberto até 22 de janeiro de 2018, as candidaturas ao prémio Investigação Colaborativa Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa para projetos de investigação nas áreas das Ciências da Vida, com o valor de 25 mil euros.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Ações Marie-Curie Innovative Training Networks

As ações Marie-Curie Innovative Training Networks financia formação e programas doutorais conjuntos resultantes de parcerias entre universidades e/ou instituições de investigação com empresas, tendo como objetivos a aquisição de experiência de investigadores em início de carreira em diferentes setores.

Mais Informações >>

Ações Marie-Curie: Redes de Formação Inovadoras (ITN)

As redes ITN Marie-Curie financiam programas doutorais e/ou programas de formação conjuntos de consórcios compostos por universidades, instituições de investigação e outras infraestruturas de investigação e outras instituições não académicas como empresas.
As ITN pretendem promover a excelência científica e a inovação empresarial assim como das perspetivas de carreira dos investigadores desenvolvendo as suas competências empreendedoras, a criatividade e a inovação.

Mais Informações >>

Prémio Inovação INMCM 2017

O Prémio Inovação INCM 2017 (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A.), aberto a todos os investigadores pertencentes à Rede de Inovação, visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras, e que possam integrar o objeto social da INCM, nas seguintes áreas:
- Novos elementos de segurança, físicos e/ou lógicos, por forma a autenticar, certificar, rastrear e validar pessoas, atos, bens e documentos.
- Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Novos produtos e serviços;
- Desenvolvimento e melhoria de processos produtivos, relacionados com pelo menos num dos seguintes aspetos:
  * Novas tecnologias ou novos materiais;
  * Sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa (no âmbito da Indústria 4.0);
  * Eficiência energética e minimização dos impactos ambientais;
- Novos modelos de negócio, relacionados com a incorporação de novas tecnologias conducentes à digitalização do negócio.

Mais Informações >>

Convocatória aberta: INCOBRA: redes de cooperação Brasil-UE

O objetivo principal desta convocatória é a promoção da cooperação mútua entre os atores dos diferentes sistemas de ciência e inovação entre o Brasil e a Europa através do fomento de redes bilaterais.

Serão selecionadas cinco redes de cooperação bilateral de equipas do Brasil e da Europa que tenham como objetivos:
* O envolvimento de atores e instituições brasileiras e europeias com os objetivos de desenvolver ações conjuntas de implementação de agendas de investigação e inovação (I&I) e a mobilização de fundos para atividades conjuntas de nas áreas de I&I;
* Atuem como mobilizadores para a criação de novas parcerias entre atores de I&I em áreas de mútuo interesse;
* Promoção da integração de atores de I&I brasileiros em programas europeus e integração de atores de I&I europeus em programas brasileiros.

Mais Informações >>

Final Call for Award Nominations: Alma H. Young Emerging Scholar Award

O Urban Affairs Association atribui todos os anos o prémio Alma H. Young Emerging Scholar Award a um estudante de doutoramento cujo plano de trabalhos em Estudos Urbanos seja considerado particularmente relevante.

 

Mais Informações >>

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça 2018-2019

No âmbito da cooperação da Confederação Suíça com 180 países para a promoção científica, encontra-se aberto o período de candidaturas para as bolsas de Excelência para o período 2018-2019.

Estas bolsas destinam-se a cidadãos portugueses, mesmo que estejam a viver e/ou estudar fora de Portugal.

Mais Informações >>

Adesão à Europeana Network Association

Encontra-se aberto até 1 de novembro o período de renovação de adesão à Associação da Rede Europeana. A Europeana é uma plataforma promovida pela Comissão Europeia de curadoria digital do património cultural europeu.

Mais Informações >>

ERC Startings Grants - Candidaturas até 17 de Outubro

Encontra-se aberto até 17 de outubro de 2017 o período de candidaturas às bolsas do European Research Council Starting Grants. As bolsas Starting Grants destinam-se a investigadores principais com um currículo de excelência científica que queiram estabelecer a sua equipa de investigação, em qualquer área científica. 

Mais Informações >>

Cooperação Transnacional - Acordo de Cooperação Científica entre Portugal e a Tunísia

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao programa bilateral entre Portugal ( através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e a República da Tunísia (através do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.

Será financiado o intercâmbio (despesas de viagem e estadia) de equipas de investigação portuguesas e francesas no âmbito de projetos comuns de investigação.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas FCT/CAPES: Apoio à mobilidade transnacional

A Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiam a mobilidade de investigadores no âmbito de projetos de investigação em conjunto entre Portugal e o Brasil.

Mais Informações >>

Prémio Melhor Ideia de Negócio FCSH/NOVA - Santander Universidades

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Prémio Melhor Ideia de Negócio FCSH/NOVA - Santander Universidades para as ideias inovadoras orientados para a criação e desenvolvimento de empresas privadas ou do setor cooperativo e social ou cooperativas na área das ciências sociais e humanas.

Mais Informações >>

Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias - candidaturas até 8 de setembro

A SPECO lança, pela primeira vez, um prémio para recém doutorados como forma de valorizar o trabalho desenvolvido ao longo do seu programa doutoral.

Esta é uma maneira de valorizar o trabalho dos jovens doutores, através de um programa posto a concurso, que será escrutinado por um júri idóneo que, com criteriosa seriedade avaliará as propostas submetidas. Os jovens doutorados terão de ser sócios da SPECO e terão à sua disposição um regulamento exigente, mas transparente, que pretende funcionar como incentivo à investigação ecológica. Serão atribuídos três prémios, dois monetários, no valor de 2500€ e 1000€, respectivamente para o primeiro e segundo prémio, e uma menção honrosa para o terceiro prémio.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: ERC Advanced Grants

Encontra-se aberto o período de submissão de candidaturas para as Advanced Grants do European Research Council. O ERC insere-se no pilar “Excellence Science” do Horizonte 2020 e com o objetivo de financiar a investigação de excelência na Europa em qualquer domínio científico, através da atribuição de bolsa de investigação individual.

Mais Informações >>

Concurso para atribuição de bolsa - Käte Hamburger Center for Advanced Study in the Humanities “Law as Culture”

O Käte Hamburger Center for Advanced Study in the Humanities “Law as Culture”, afiliado à Universidade de Bona, na Alemanha, lançou um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação na área da relação entre Lei e Economia, com duração mínima de três meses e máxima de doze.

Mais Informações >>

Horizonte 2020 - SwafS-03-2017: convocatória aberta sobre igualdade de género

Esta convocatória pretende financiar projetos de investigação de implementação de Planos de Igualdade de Género como "motores" para mudanças institucionais sistémicas. 

Mais Informações >>

Convocatória aberta Fundo para o Emprego jovem: Active Youth - 2017-1

Encontra-se aberto o período de submissão de candidaturas à convocatória Active Youth do programa European Economic Area Grants (EEA Grants), financiada pelo Fundo para o Emprego Jovem EEA e Norway Grants. Esta convocatória tem como objetivo geral apoiar projetos transnacionais que promovam o emprego jovem sustentável e de qualidade, nas idades entre os 15 e os 29 anos.

São valorados projetos que complementam iniciativas europeias existentes e que não são passíveis de ser financiados por fundos europeus.

Mais Informações >>

Cooperação Transnacional - Acordo entre Portugal e a França

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao concurso Pessoa, programa bilateral entre Portugal (Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e França (CAMPUSFRANCE) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.
Será financiado o intercâmbio (despesas de viagem e estadia) para o biénio de 2018/2019 de equipas de investigação portuguesas e francesas no âmbito de projetos comuns de investigação em todos os domínios científicos. O financiamento para as equipas nacionais são 1500 € por ano.

Mais Informações >>

Concurso aberto: Programa Bilateral Portugal - Tunísia

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao programa bilateral entre Portugal ( através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e a República da Tunísia (através do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.

Mais Informações >>

Bolsas Individuais Independent Social Research Foundation

As bolsas individuais Independent Social Research Foundation financiam projetos de investigação com a duração de um ano nas áreas das ciências sociais, nomeadamente, o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas para problemas sociais que afetam as sociedades.

Serão financiados investigadores europeus com doutoramento obtido há 10 anos, com posições de trabalho a part-time que pretendam financiamento para os seus projetos de investigação. 

Mais Informações >>

OCDE: Programa Thomas J. Alexander Fellowship

O Program Thomas J. Alexander Fellowship, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), financia bolsas de investigação quantitativa sobre educação, particularmente nas economias emergentes e na ligação entre essa investigação e as políticas e práticas da educação.

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui