Subscrição da Newsletter:

Português:  English:

Newsletters

Newsletter - Newsletter 03/07/2017

NEWSLETTER 27/2017

03 de Julho 2017

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

Convocatória aberta: Fundo para a Cooperação Regional EEA and Norway Grants

Encontra-se aberta a primeira convocatória do Fundo para a Cooperação Regional EEA/Norway Grants destinado ao financiamento de propostas que abordem desafios transfronteiriços e promovam a cooperação transnacional através da partilha de conhecimento e de melhores-práticas e capacitação entre os setores prioritários do programa.

Os setores prioritários do programa são:
- Investigação, inovação, educação e competitividade;
- Inclusão social, Emprego Jovem e redução da pobreza;
- Ambiente, energia, alterações climáticas e economia de baixo carbono
- Cultura, sociedade civil, governação e direitos fundamentais e liberdade
- Justiça e Assuntos Internos 

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Redes Temáticas e Fóruns CYTED

O Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) destina-se à promoção da região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

No âmbito do CYTED estão abertos os concursos às Redes Temáticas e aos Fóruns CYTED. 

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Programa Science with and for Society (SwafS)

Encontram-se abertos o período de candidaturas aos tópicos do novo programa de trabalhos do Science with and for Society 2018-2020, programa transversal do Horizonte 2020 dedicado à promoção e análise da interação da ciência com a sociedade.

As propostas têm de ser submetidas através do portal do participante até ao dia 10 de abril de 2018.

Mais Informações >>

Fundação Carolina: bolsas de mobilidade para portugueses

No âmbito do programa de bolsas da Fundação Carolina, com o patrocínio da Fundação Endesa, encontra-se aberto o concurso de mobilidade de professores/investigadores portugueses para a realização de trabalho de investigação em universidades e/ou unidades de investigação espanholas.

A bolsa tem um valor mensal de 1200 euros para um período máximo de três meses nas as áreas científicas da Educação, da Engenharia e do Meio Ambiente.
Não são elegíveis candidaturas com os objetivos de participação em congressos.

Mais Informações >>

Concurso Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental: Apoiar a Adaptação às Alterações Climáticas

Estão abertas, até ao dia 16 de março, as candidaturas ao concurso “Apoiar a Adaptação às Alterações Climáticas", iniciativa promovida pelo Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, que visa promover operações de adaptação às alterações climáticas, visando a implementação concreta de medidas materiais preconizadas nos diversos exercícios de planeamento existentes, de carácter territorial (local ou regional).
Poderão apresentar a sua candidatura, cujo apoio pode atingir um máximo de 200 mil euros, as seguintes entidades:
- Municípios e associações de municípios;
- Associações, fundações, empresas e Organizações não governamentais, desde que enquadradas em consórcios, liderados por municípios ou associações de municípios:
O formulário de candidatura estará disponível brevemente.

Mais Informações >>

Convocatória aberta H2020 DS6: Governança para o Futuro

Encontra-se aberto, até 13 de março de 2018, o período de candidaturas aos tópicos da convocatória "Governança para o futuro" do Desafio Societal 6 - A Europa num Mundo em Mudança do Horizonte 2020. A convocatória tem como objetivos gerais a análise e o desenvolvimento de recomendações políticas sobre i) tendências políticas no contexto europeu e internacional, ii) confiança e legitimidade democráticas e iii) adaptação das estruturas de governança às necessidades dos cidadãos.

Mais Informações >>

Pré-apresentação de propostas Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)

A Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica é uma iniciativa destinada ao aumento da cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação, tendo como participantes 11 Estados-membros (Alemanha, Croácia, Chipre, Espanha, Eslovénia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal) e 8 países não europeus compostos por Algéria, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Marrocos, Tunísia e Turquia.  Em Portugal, a FCT é a instituição responsável pelo financiamento e avaliação da participação nacional.
No âmbito desta parceria foi aprovado um programa de investigação e inovação integrado nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos implementado pela Fundação PRIMA. 

Mais Informações >>

Concurso de Projetos para Investigação em Fogos Florestais (FCT)

A FCT tem aberto o 1º Concurso de Projetos para Investigação em Fogos Florestais até dia 28 de fevereiro.
Este é o primeiro de três concursos, os seguintes abrirão até Julho de 2018 e Julho de 2019, enquadrados no Programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais,  na sequência das recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente que investigou os incêndios de Pedrógão Grande. Prevê-se um financiamento total de 15 milhões de euros para projetos de investigação selecionados no âmbito dos três concursos.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Prémio Investigação Colaborativa Santander Totta/Universidade Nova de Lisboa

Encontra-se aberto até 22 de janeiro de 2018, as candidaturas ao prémio Investigação Colaborativa Santander Totta / Universidade Nova de Lisboa para projetos de investigação nas áreas das Ciências da Vida, com o valor de 25 mil euros.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: Ações Marie-Curie Innovative Training Networks

As ações Marie-Curie Innovative Training Networks financia formação e programas doutorais conjuntos resultantes de parcerias entre universidades e/ou instituições de investigação com empresas, tendo como objetivos a aquisição de experiência de investigadores em início de carreira em diferentes setores.

Mais Informações >>

Ações Marie-Curie: Redes de Formação Inovadoras (ITN)

As redes ITN Marie-Curie financiam programas doutorais e/ou programas de formação conjuntos de consórcios compostos por universidades, instituições de investigação e outras infraestruturas de investigação e outras instituições não académicas como empresas.
As ITN pretendem promover a excelência científica e a inovação empresarial assim como das perspetivas de carreira dos investigadores desenvolvendo as suas competências empreendedoras, a criatividade e a inovação.

Mais Informações >>

Prémio Inovação INMCM 2017

O Prémio Inovação INCM 2017 (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A.), aberto a todos os investigadores pertencentes à Rede de Inovação, visa selecionar e recompensar ideias que possibilitem a criação de soluções inovadoras, e que possam integrar o objeto social da INCM, nas seguintes áreas:
- Novos elementos de segurança, físicos e/ou lógicos, por forma a autenticar, certificar, rastrear e validar pessoas, atos, bens e documentos.
- Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Novos produtos e serviços;
- Desenvolvimento e melhoria de processos produtivos, relacionados com pelo menos num dos seguintes aspetos:
  * Novas tecnologias ou novos materiais;
  * Sistemas de produção flexíveis, reconfiguráveis, inteligentes, adaptativos, colaborativos em rede e para customização em massa (no âmbito da Indústria 4.0);
  * Eficiência energética e minimização dos impactos ambientais;
- Novos modelos de negócio, relacionados com a incorporação de novas tecnologias conducentes à digitalização do negócio.

Mais Informações >>

Convocatória aberta: INCOBRA: redes de cooperação Brasil-UE

O objetivo principal desta convocatória é a promoção da cooperação mútua entre os atores dos diferentes sistemas de ciência e inovação entre o Brasil e a Europa através do fomento de redes bilaterais.

Serão selecionadas cinco redes de cooperação bilateral de equipas do Brasil e da Europa que tenham como objetivos:
* O envolvimento de atores e instituições brasileiras e europeias com os objetivos de desenvolver ações conjuntas de implementação de agendas de investigação e inovação (I&I) e a mobilização de fundos para atividades conjuntas de nas áreas de I&I;
* Atuem como mobilizadores para a criação de novas parcerias entre atores de I&I em áreas de mútuo interesse;
* Promoção da integração de atores de I&I brasileiros em programas europeus e integração de atores de I&I europeus em programas brasileiros.

Mais Informações >>

Final Call for Award Nominations: Alma H. Young Emerging Scholar Award

O Urban Affairs Association atribui todos os anos o prémio Alma H. Young Emerging Scholar Award a um estudante de doutoramento cujo plano de trabalhos em Estudos Urbanos seja considerado particularmente relevante.

 

Mais Informações >>

Bolsas de Excelência da Confederação Suíça 2018-2019

No âmbito da cooperação da Confederação Suíça com 180 países para a promoção científica, encontra-se aberto o período de candidaturas para as bolsas de Excelência para o período 2018-2019.

Estas bolsas destinam-se a cidadãos portugueses, mesmo que estejam a viver e/ou estudar fora de Portugal.

Mais Informações >>

Adesão à Europeana Network Association

Encontra-se aberto até 1 de novembro o período de renovação de adesão à Associação da Rede Europeana. A Europeana é uma plataforma promovida pela Comissão Europeia de curadoria digital do património cultural europeu.

Mais Informações >>

ERC Startings Grants - Candidaturas até 17 de Outubro

Encontra-se aberto até 17 de outubro de 2017 o período de candidaturas às bolsas do European Research Council Starting Grants. As bolsas Starting Grants destinam-se a investigadores principais com um currículo de excelência científica que queiram estabelecer a sua equipa de investigação, em qualquer área científica. 

Mais Informações >>

Cooperação Transnacional - Acordo de Cooperação Científica entre Portugal e a Tunísia

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao programa bilateral entre Portugal ( através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e a República da Tunísia (através do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.

Será financiado o intercâmbio (despesas de viagem e estadia) de equipas de investigação portuguesas e francesas no âmbito de projetos comuns de investigação.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas FCT/CAPES: Apoio à mobilidade transnacional

A Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiam a mobilidade de investigadores no âmbito de projetos de investigação em conjunto entre Portugal e o Brasil.

Mais Informações >>

Prémio Melhor Ideia de Negócio FCSH/NOVA - Santander Universidades

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao Prémio Melhor Ideia de Negócio FCSH/NOVA - Santander Universidades para as ideias inovadoras orientados para a criação e desenvolvimento de empresas privadas ou do setor cooperativo e social ou cooperativas na área das ciências sociais e humanas.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie

Encontra-se aberto o período de candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie (MSC IF). As ações Marie Skłodowska-Curie enquadram-se no programa-quadro de investigação (Horizonte 2020) da Comissão Europeia (CE) e tem como objetivos gerais a promoção do desenvolvimento da carreira do investigador. As bolsas individuais têm como específicos pretendem fomentar o potencial criativo e inovador de investigadores que pretendam diversificar as suas capacidades individuais e adquirir competências multi e interdisciplinares através de formação avançada e da mobilidade internacional e intersectorial.

Mais Informações >>

Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias - candidaturas até 8 de setembro

A SPECO lança, pela primeira vez, um prémio para recém doutorados como forma de valorizar o trabalho desenvolvido ao longo do seu programa doutoral.

Esta é uma maneira de valorizar o trabalho dos jovens doutores, através de um programa posto a concurso, que será escrutinado por um júri idóneo que, com criteriosa seriedade avaliará as propostas submetidas. Os jovens doutorados terão de ser sócios da SPECO e terão à sua disposição um regulamento exigente, mas transparente, que pretende funcionar como incentivo à investigação ecológica. Serão atribuídos três prémios, dois monetários, no valor de 2500€ e 1000€, respectivamente para o primeiro e segundo prémio, e uma menção honrosa para o terceiro prémio.

Mais Informações >>

Candidaturas abertas: ERC Advanced Grants

Encontra-se aberto o período de submissão de candidaturas para as Advanced Grants do European Research Council. O ERC insere-se no pilar “Excellence Science” do Horizonte 2020 e com o objetivo de financiar a investigação de excelência na Europa em qualquer domínio científico, através da atribuição de bolsa de investigação individual.

Mais Informações >>

Concurso para atribuição de bolsa - Käte Hamburger Center for Advanced Study in the Humanities “Law as Culture”

O Käte Hamburger Center for Advanced Study in the Humanities “Law as Culture”, afiliado à Universidade de Bona, na Alemanha, lançou um concurso para atribuição de uma bolsa de investigação na área da relação entre Lei e Economia, com duração mínima de três meses e máxima de doze.

Mais Informações >>

Horizonte 2020 - SwafS-03-2017: convocatória aberta sobre igualdade de género

Esta convocatória pretende financiar projetos de investigação de implementação de Planos de Igualdade de Género como "motores" para mudanças institucionais sistémicas. 

Mais Informações >>

Convocatória aberta Fundo para o Emprego jovem: Active Youth - 2017-1

Encontra-se aberto o período de submissão de candidaturas à convocatória Active Youth do programa European Economic Area Grants (EEA Grants), financiada pelo Fundo para o Emprego Jovem EEA e Norway Grants. Esta convocatória tem como objetivo geral apoiar projetos transnacionais que promovam o emprego jovem sustentável e de qualidade, nas idades entre os 15 e os 29 anos.

São valorados projetos que complementam iniciativas europeias existentes e que não são passíveis de ser financiados por fundos europeus.

Mais Informações >>

Cooperação Transnacional - Acordo entre Portugal e a França

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao concurso Pessoa, programa bilateral entre Portugal (Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e França (CAMPUSFRANCE) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.
Será financiado o intercâmbio (despesas de viagem e estadia) para o biénio de 2018/2019 de equipas de investigação portuguesas e francesas no âmbito de projetos comuns de investigação em todos os domínios científicos. O financiamento para as equipas nacionais são 1500 € por ano.

Mais Informações >>

Concurso aberto: Programa Bilateral Portugal - Tunísia

Encontra-se aberto o período de candidaturas ao programa bilateral entre Portugal ( através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT) e a República da Tunísia (através do Ministère de l'Enseignement Supérieur et de la Recherche Scientifique) com os objetivos de promoção da cooperação científica entre os dois países favorecendo o desenvolvimento de novas equipas e de novas áreas de cooperação.

Mais Informações >>

Bolsas Individuais Independent Social Research Foundation

As bolsas individuais Independent Social Research Foundation financiam projetos de investigação com a duração de um ano nas áreas das ciências sociais, nomeadamente, o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas para problemas sociais que afetam as sociedades.

Serão financiados investigadores europeus com doutoramento obtido há 10 anos, com posições de trabalho a part-time que pretendam financiamento para os seus projetos de investigação. 

Mais Informações >>

OCDE: Programa Thomas J. Alexander Fellowship

O Program Thomas J. Alexander Fellowship, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), financia bolsas de investigação quantitativa sobre educação, particularmente nas economias emergentes e na ligação entre essa investigação e as políticas e práticas da educação.

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui