Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 25/09/2017

NEWSLETTER 35/2017

22 de Setembro 2017

EVENTOS

22/09/2017 - Análise Comparativa das Teorias da Conspiração

No dia 22 de setembro, diversos investigadores europeus debatem, na NOVA FCSH, algumas das mais mediáticas teorias da conspiração atuais, nomeadamente as que envolvem Donald Trump, os países balcânicos ou a Europa Oriental. O encontro, denominado “Análise Comparativa das Teorias da Conspiração”, no âmbito de uma Ação COST organizada pela investigadora Isabel Marcos pretende abordar casos reais, alvos de investigações comparadas e discussão, enquanto mote para uma reflexão coletiva sobre os processos de construção das chamadas fake news, as pós-verdades ou simplesmente desmistificar a “naturalização” da realidade. Isto sem descurar a relação destas “notícias” com a desconfiança dos cidadãos nas instituições democráticas, tanto na esfera política como do próprios media.

Mais Informações >>

29/09/2017 - DESENVOLVIMENTO, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA 3ª Conferência – Universidade de Évora

Conferência que se enquadrará na temática do Desenvolvimento e Segurança, e que pretende contribuir para o enriquecimento da reflexão em torno do Multiculturalismo e Segurança face às dinâmicas de (des)entendimento global. Paralelamente, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030, pressupõe assegurar que as responsabilidades da nossa vivência quotidiana sejam partilhadas globalmente.

Neste âmbito, e assinalando-se em 2017 os 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, somos hoje confrontados com indícios de disrupção de valores e objetivos consagrados no modelo de integração europeia, com possíveis implicações no que é tido como o seu potencial de catalisador de paz e segurança.

Mais Informações >>

13/10/2017 - Colóquio Internacional Violência Doméstica: Olhares sem fronteira

Em face do fenómeno da violência doméstica – persistente, transversal e sem fronteiras – a Academia não pode assumir uma posição de neutralidade, sobretudo em relação à comunidade em que se circunscreve, nem, na perspetiva oposta, a comunidade deve desconhecer a atividade investigativa que na academia se desenvolve. É neste espírito de abertura recíproca que se promove a realização do Colóquio Internacional Violência doméstica: olhares sem fronteira, dando a conhecer, num quadro multidisciplinar, investigações nacionais e internacionais, abordando narrativas sobre o concreto e o limite da vulnerabilidade das vítimas e valorizando a configuração de vias de aproximação pessoal e intervenção social.

Mais Informações >>

19/10/2017 - Socializando a leitura: Trânsitos Atlânticos

No próximo dia 19 de Outubro terá lugar, pelas 18 horas, no átrio da Biblioteca da FLUL, um encontro que visa promover o debate em torno das questões que o projecto cultural «Socializando a leitura» desenvolvido na FURG – RS pelas Professoras Doutoras Mairim Link Piva e Adriana de Oliveira Gibbon, suscita; Este projecto cultural caracteriza-se como uma actividade de extensão que procura incentivar a leitura e a formação de mediadores de leitura, além de estimular a prática da escrita e do pensamento crítico. Organizado por várias entidades parceiras com as quais desde há muito o CICS.NOVA e o CLEPUL têm vindo a estreitar relações, nomeadamente no âmbito do Grupo de Investigação 6/ Brasil-Portugal, em que os «Trânsitos Atlânticos» se sustentam, a iniciativa mobiliza interlocutoras do Brasil mas também portuguesas como Maria João Coutinho da biblioteca da FLUL e cujas apresentações e intervenções estarão a cargo da moderadora, Isabel Lousada.

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui