Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 16/10/2017

NEWSLETTER 38/2017

16 de Outubro 2017

EVENTOS

19/10/2017 - Socializando a leitura: Trânsitos Atlânticos

No próximo dia 19 de Outubro terá lugar, pelas 18 horas, no átrio da Biblioteca da FLUL, um encontro que visa promover o debate em torno das questões que o projecto cultural «Socializando a leitura» desenvolvido na FURG – RS pelas Professoras Doutoras Mairim Link Piva e Adriana de Oliveira Gibbon, suscita; Este projecto cultural caracteriza-se como uma actividade de extensão que procura incentivar a leitura e a formação de mediadores de leitura, além de estimular a prática da escrita e do pensamento crítico. Organizado por várias entidades parceiras com as quais desde há muito o CICS.NOVA e o CLEPUL têm vindo a estreitar relações, nomeadamente no âmbito do Grupo de Investigação 6/ Brasil-Portugal, em que os «Trânsitos Atlânticos» se sustentam, a iniciativa mobiliza interlocutoras do Brasil mas também portuguesas como Maria João Coutinho da biblioteca da FLUL e cujas apresentações e intervenções estarão a cargo da moderadora, Isabel Lousada.

Mais Informações >>

26/10/2017 - O Congresso Internacional de Património Cultural e Intervenção Artística

O Congresso Internacional de Património Cultural e Intervenção Artística realizar-se-á na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria, nos próximos dias 26 e 27 de outubro. O objetivo deste congresso é refletir sobre o património cultural num mundo globalizado, reunindo os mais variados contributos nacionais e internacionais. Dentro desta grande temática preocupam-nos também as questões relacionadas com a intervenção sociocultural e o património, nomeadamente o papel das linguagens artísticas no processo de dinamização, de mediação e de reinterpretação criativa do mesmo.

Mais Informações >>

27/10/2017 - Conf. internacional Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência

A conferência internacional Género na Arte de Países Lusófonos: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência integra-se num conjunto de eventos organizados pelo CICS.NOVA, o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado (MNAC-MC), pelo Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora (UE) que têm como objetivo principal debater de um modo transdisciplinar as questões de género no panorama artístico de países lusófonos contemporâneos (século XXI).

Mais Informações >>

29/10/2017 - Colóquio Internacional Gracia Mendes Nasi

A figura de Gracia Mendes Nasi (1510-1569), portuguesa, de ascendência espanhola, e símbolo da resistência à Inquisição, motiva a realização de um Colóquio no próximo dia 29 de Outubro.

Nele participarão especialistas de diferentes áreas científicas, numa abordagem interdisciplinar, para discutir as várias vertentes da vida desta mulher do Renascimento europeu.

Programa

Apresentação

Apresentação em inglês

 

Mais Informações >>

02/11/2017 - Colóquio Internacional (Des)ordens e exclusões numa sociedade de riscos

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores (CICS.UAc/CICS.NOVA.UAc), em parceria com a Associação NOVODIA, promove nos dias 2 e 3 de novembro próximo, no Anf. Norte (Aula Magna) do campus universitário de Ponta Delgada,  o Colóquio Internacional (Des)ordens e exclusões numa sociedade de riscos. A entrada é livre

 Numa época em que, tão dramaticamente, valores como a justiça social, a solidariedade, a liberdade e dignidade humanas tendem a ser secundarizados pelo pensamento e ação quantificante dos mercados, bem como por uma política orientada pelo pensamento redutor e totalitário TINA (there is no alternative), há que reconhecer a necessidade em repensar novos modelos sociais, políticos, culturais e económicos que reconheçam que o importante não é produzir mais coisas mas sim mais humanidade. Da crise do Estado Social ao fundamentalismo dos mercados; do triunfo do individualismo, aliado a um hedonismo triunfante, ao aprofundamento das desigualdades; da perda de soberania dos Estados à geopolítica da desordem económica; das crises dos refugiados, dos conflitos étnicos e tensões religiosas aos mapas da fome; do colapso ecológico e do emprego regulado à inovação tecnológica no mundo do trabalho são os grandes temas a serem debatidos ao longo dos dois dias de trabalhos.

Mais Informações >>

02/11/2017 - Seminário Cidade, Habitação e Direito à Habitação

O "Seminário Cidade, Habitação e Direito à Habitação: Por uma Estratégia de Cidade Sustentável: Expansão Urbana Planeada, Quadro Legal e Financiamento Autárquico" irá realizar-se nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro, organizado pelo projecto CICS.NOVA “Modos de Vida e Formas de Habitar: Ilhas e Bairros Sociais no Porto e em Braga” (PTDC/IVC-SOC/4243/2014).

Mais Informações >>

09/11/2017 - Lançamento do Livro "Moda e Feminismos em Portugal - o género como espartilho"

No próximo dia 9 de Novembro, pelas 18h30, na Bertrand Picoas, em Lisboa, será apresentado o livro «Moda e Feminismos em Portugal, o género como espartilho» de Cristina L. Duarte. A tese de doutoramento em Sociologia que dá origem ao livro foi defendida a 28 de Outubro de 2016, na FCSH/NOVA, Publicada pela Temas e Debates, a obra tem capa de Ana Monteiro. A apresentação estará a cargo de Ana Roque Dantas (FCSH). Posteriormente, será feito um lançamento na Bertrand Shopping da Cidade do Porto, a 14 de Novembro, que contará com apresentação de Helena Santos (Faculdade de Economia do Porto), e a 25 de Novembro o livro e a autora estarão no Museu Machado de Castro, às 15h00. Ali, será Zília Osório de Castro (FCSH) a apresentar este livro.

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui