Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 02/01/2018

NEWSLETTER 1/2018

02 de Janeiro 2018

EVENTOS

06/01/2018 - Em Dia de Reis falar de Rainhas: Irene Lisboa

«Em Dia de Reis falar de Rainhas» já vai sendo uma tradição. 

Este ano, sucedendo a personalidades como as escritoras Sophia de Mello Breyner Andresen, Natália Correia e Cláudia de Campos, a fotógrafa Ana Maria Holstein Beck, fala-se da escritora e pedagoga Irene Lisboa. Nascida a 25 de Dezembro de 1892 em Arruda dos Vinhos e falecida em Lisboa a 25 de Novembro de 1958 a autora de Uma mão cheia de nada outra de coisa nenhuma, de ideias progressistas e antifascistas, foi uma inovadora na área da educação infantil e uma das grandes vozes da literatura do seu tempo. De tudo isto se falará no dia 6 de Janeiro de 2018, a partir das 17h00.

Mais Informações >>

12/01/2018 - Seminário Artes e Culturas da periferia: diálogos luso-brasileiros

Este é um conjunto de seminários académicos organizado em conjunto pelo CICS.Nova, o CIES-IUL, o DINAMIA'CET-IUL e a Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU). O intuito desta iniciativa é o de criar um fórum de
encontro regular para discussão entre pesquisadores e artistas que estejam a trabalhar temáticas relacionadas com a arte e a criatividade em meio urbano, particularmente no que diz respeito às expressões de natureza informal, popular e efémera. Procuramos discutir o papel e impacto que estas dinâmicas produzem na vida da cidade, bem como as articulações que estabelecem entre diferentes instituições e agentes sociais.

Mais Informações >>

24/01/2018 - Seminário "O Exercício da Cidadania Global: Diferentes Atores, Diferentes Ações"

O Monte e a parceria do projeto Education for Glocal Issues - Bibliotecas Globais, prolongam o prazo para inscrição na iniciativa O exercício da cidadania global: diferentes atores, diferentes ações”.
O encontro pretende partilhar iniciativas que tem vindo a contribuir para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quer ao nível local, nacional e internacional.

Data: 24 de Janeiro de 2018
Local: Anfiteatro do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora
Horário: 09H.00 – 13H.15

Mais Informações >>

25/01/2018 - Depois da catástrofe, que sistema de Proteção Civil?

Após os trágicos incêndios registados sobretudo durante o Verão, o CICS.NOVA e o Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC) mobilizam a comunidade técnica e científica para avaliar as fragilidades e insuficiências do atual sistema.

O evento, que terá lugar no dia 25 de janeiro a partir das 9h30 no Auditório 1,organiza-se em torno de quatro painéis de discussão:

Mais Informações >>

26/01/2018 - Apresentação do livro de Mara Montanaro «Françoise Collin. L

Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher, CICS.NOVA e Universidade Aberta apresentam o livro da filósofa italiana Mara Montanaro, Françoise Collin. L'insurrection permanente d'une pensée discontinue.

O evento terá lugar no Salão Nobre da Universidade Aberta (Rua da Escola Politécnica,141-147, Lisboa), no dia 26 de Janeiro, às 17h30, e contará com a presença da autora e da Professora Doutora Teresa Joaquim, que ap​​resentará a obra.

Mais Informações >>

26/01/2018 - Marine Protected Areas and Public Participation: Challenges, Experiences and Opportunities - Sessão Aberta

A sessão Áreas Marinhas Protegidas e Participação Pública: Desafios, Experiências e Oportunidades  pretende discutir a importância dos processos colaborativos, nomeadamente a Participação Pública para uma maior eficácia, no ordenamento e gestão destes espaços. Contará com a participação de oradores com experiência na área que irão partilhar experiências e lançar questões para debate.

A participação do Professor Will McClintock, da Universidade de Santa Bárbara Califórnia, permitirá conhecer o Seasketch, um instrumento desenvolvido para a delimitação de Áreas Marinhas Protegidas em processos colaborativos.

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui