Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 23/04/2018

NEWSLETTER 17/2018

23 de Abril 2018

EVENTOS

26/04/2018 - Palestra «Adelaide Cabete: trajetórias de mudança»

No âmbito da celebração do Dia do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabete, Isabel Lousada, investigadora do CICS.NOVA, irá dar uma palestra com o tema Adelaide Cabete: trajetórias de mudança. Este evento ocorrerá no próximo dia 26 de Abril na Av. Doutor Augusto Abreu Lopes, 23, Odivelas, entre as 14h00 e as 17h30.

Mais Informações >>

26/04/2018 - Dia Mundial da Propriedade Intelectual «O motor da transformação: as mulheres, a inovação e a criatividade»

Este ano, a WIPO - World Intellectual Property Organization celebra, a 26 de Abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, com uma campanha sobre o brilho, engenho, curiosidade e coragem das mulheres que estão a impulsionar a mudança no mundo e a moldar o futuro comum. Neste âmbito, o Loures INOVA e a Inventa International prepararam um programa que assinala este dia e que celebra o tema escolhido pela WIPO.

Mais Informações >>

26/04/2018 - «Connections and missing links within urban agriculture, food and food systems»

The scientific event will take place on Thursday, April 26th (presentations and debate) and Friday morning 27th (field visit – to be confirmed), 2018 at Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. De Berna, 26-C, Lisbon, Portugal.

Mais Informações >>

27/04/2018 - 27/04: Seminários do GT6 - Educação, Conhecimento e Cultura: 5ª Sessão «Continuidade e mudança: investigação social estatal e sociologia em Portugal»

O Grupo 6: Educação, Conhecimento e Cultura está a organizar diversos seminários para apresentar trabalhos e projetos em curso ou textos e reflexões que se pretendam divulgar e discutir. A 5ª sessão, intitulada Continuidade e mudança: investigação social estatal e sociologia em Portugal irá ser realizada no próximo dia 27 de abril, entre as 15h00 e as 17h00, na sala Multiusos 2, Edifício I&D, NOVA FCSH.

Mais Informações >>

29/04/2018 - Call for Papers – Master and Doctoral Consortium for Research on Public Policy

The Master and Doctoral Consortium for Research on Public Policy is promoted by UMPP - Public Policy Monitoring Unit of the University of Évora (http://www.umpp.uevora.pt/), its aim being to promote opportunities for reflection and collaboration between master and Ph.D. students at the University of Évora, and other Portuguese and foreign universities, in the field of scientific research on public policies, from a multi-disciplinary perspective.

The deadline to submit a paper is 29 april 2018.

 

Mais Informações >>

02/05/2018 - Seminário «Resistências no feminino em contextos de violência»

O seminário «Resistências no feminino em contextos de violência» decorrerá no próximo dia 2 de Maio, da parte da manhã, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Este evento é uma organização conjunta do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA UMinho), do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova UMinho) e da Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC.ISMAI).

Mais Informações >>

04/05/2018 - Seminário «Mathématiques & Neurobiologie»

No âmbito do projeto Morfologias e dinâmicas qualitativas: um projeto interdisciplinar - Conhecimento de forma | Formas de conhecimento, organizado por Isabel Marques, CICS.NOVA, e Clément Morier, Université Jean Moulin-Lyon III, no próximo dia 4 de Maio se realizará o seminário Mathématiques & Neurobiologie sobre a Neurobiologia dos estados de consciência e narrativas oníricas inspiradas por René Thom.

Mais Informações >>

04/05/2018 - Seminários do GT6 - Educação, Conhecimento e Cultura: 6ª Sessão «Do íntimo ao público: a vulnerabilidade intervencionada»

O Grupo 6: Educação, Conhecimento e Cultura está a organizar diversos seminários para apresentar trabalhos e projetos em curso ou textos e reflexões que se pretendam divulgar e discutir. A 6ª sessão a ser apresentada por Bruno Dionísio tem por tema Do íntimo ao público: a vulnerabilidade intervencionada e irá realizar-se no próximo dia 04 de maio.

NOVA FCSH, Edifício I&D, Sala Multiusos 2

Mais Informações >>

07/05/2018 - Apresentação do livro «Moda e Feminismos em Portugal. O Género como Espartilho»

O Departamento de Sociologia promove a apresentação, na Universidade de Évora, do livro Moda e Feminismos em Portugal. O Género como Espartilho, da socióloga e investigadora CICS.NOVA Cristina L. Duarte. Apresentará a obra a Professora Doutora Teresa Furtado (Universidade de Évora).  

Mais Informações >>

11/05/2018 - Seminário Internacional «Sentidos e Metodologias Emergentes em Ação Pública – Estado e Organizações do Terceiro Setor»

O CICS.NOVA em conjunção com Mestrado em Sociologia / Políticas Públicas e Desigualdades Sociais da NOVA FCSH e com o Mestrado em Sociologia da Universidade de Évora organizam o Seminário Internacional Sentidos e Metodologias Emergentes em Ação Pública – Estado e Organizações do Terceiro Setor que ocorrerá nos dias 11 e 12 de maio na Universidade de Évora.

Mais Informações >>

11/05/2018 - Seminários do GT6 - Educação, Conhecimento e Cultura: 7ª Sessão «O que as escolas fazem às famílias: Estratégias e práticas familiares num contexto de uma escolarização desigualitária»

O Grupo 6: Educação, Conhecimento e Cultura está a organizar diversos seminários para apresentar trabalhos e projetos em curso ou textos e reflexões que se pretendam divulgar e discutir. A 7ª sessão a ser apresentada por João Martins tem por tema O que as escolas fazem às famílias: Estratégias e práticas familiares num contexto de uma escolarização desigualitária e irá ser realizada no próximo dia 11 de maio.

Mais Informações >>

14/05/2018 - Seminário de Dimensões e Modos de Expressão das Desigualdades Sociais: 1ª Sessão «L’inexistence sociale, comme forme extrême d’inégalités sociales»

O CICS.NOVA -  Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais em conjunção com o Mestrado em Sociologia da NOVA FCSH organizam o Seminário de Dimensões e Modos de Expressão das Desigualdades Sociais. A 1ª sessão, intitulada L’inexistence sociale, comme forme extrême d’inégalités sociales, será realizada no próximo dia 14 de Maio e será apresentada pela Doutora Viviane Châtel (Université de Fribourg, Suisse e CICS.NOVA).

Mais Informações >>

16/05/2018 - Mesa Redonda «As eleições italianas de 2018 no contexto Europeu»

Segundo muitos comentadores, as eleições de 2018 constituem um importante ponto de viragem na vida política italiana. Novos actores ganharam uma inesperada visibilidade, enquanto os partidos que governaram a Itália nos últimos vinte anos perderam consenso. Além disso, estas eleições acabaram por criar uma complicada situação de impasse político, numa altura particularmente delicada do país e da Europa. Esta mesa redonda aberta ao público visa analisar alguns dos temas centrais da campanha eleitoral, os resultados e o processo de formação do novo Governo a fim de perceber melhor o significado destas mudanças para a Itália e a Europa.

NOVA FCSH | Edifício I&D, Sala Multiusos 2 | 17H30

Mais Informações >>

17/05/2018 - Seminário «Cidade Nova – 2030 – O Futuro de Vila Nova de Santo André»

Desenhada e planeada com a função de habitar, a “cidade nova” nasce a partir de um projeto de politicas publicas, orientado para a modernização e desenvolvimento económico e regional do país, através da construção de um grande complexo industrial de Sines.

Auditório da Biblioteca Municipal de Santo André | 17 de Maio de 2018

Mais Informações >>

18/05/2018 - Seminários do GT6 - Educação, Conhecimento e Cultura: 8ª Sessão «Avaliação externa e autoavaliação de escolas»

O Grupo 6: Educação, Conhecimento e Cultura está a organizar diversos seminários para apresentar trabalhos e projetos em curso ou textos e reflexões que se pretendam divulgar e discutir. A 8ª sessão a ser apresentada por José Saragoça e Carla Chainho tem por tema Avaliação externa e autoavaliação de escolas e irá ser realizada no próximo dia 18 de maio.

NOVA FCSH | Sala T1, Torre B | 15h00 - 17h00

Mais Informações >>

18/05/2018 - Seminário «Géomorphologie & Géographie»

No âmbito do projeto Morfologias e dinâmicas qualitativas: Um projeto interdisciplinar - Conhecimento de forma | Formas de conhecimento, organizado por Isabel Marcos, CICS.NOVA, e Clément Morier, Université Jean Moulin-Lyon III, no próximo dia 18 de Maio de 2018 irá ser realizado o seminário Géomorphologie & Géographie.

Institut Humanités et Sciences de Paris | Université Paris Diderot | 16h00 - 19h00

 

Mais Informações >>

21/05/2018 - Seminário de Dimensões e Modos de Expressão das Desigualdades Sociais: 2ª Sessão «O viés do desenvolvimento: Federalismo e Finanças Municipais no Brasil - Uma Análise Espacial»

O CICS.NOVA -  Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais em conjunção com o Mestrado em Sociologia da NOVA FCSH organizam o Seminário de Dimensões e Modos de Expressão das Desigualdades Sociais. A 2ª sessão, intitulada O viés do desenvolvimento: Federalismo e Finanças Municipais no Brasil - Uma Análise Espacial, será realizada no próximo dia 21 de Maio e será apresentada pela Doutor Geraldo António dos Reis (Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil).

NOVA FCSH, Sala 96, 18h00 às 21h00

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui