Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 09/07/2018

NEWSLETTER 29/2018

09 de Julho 2018

OUTRAS INFORMAÇÕES / DIVULGAÇÕES

09-10/07: I Seminário Internacional CAFTe «Currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas»

I Seminário Internacional CAFTe - Currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas, realiza-se nos dias 9 e 10 de julho de 2018, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Este seminário tem como objetivos partilhar o conhecimento produzido sobre educação, currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas, proporcionar o encontro de elementos da comunidade académica educativa com estudos e intervenções nestas temáticas e ampliar o debate científico a outros públicos do campo educacional.

FPCEUP, Porto | 09 a 10 julho 2018 | 09h00 - 19h00

Mais Informações >>

10/07: «Problematizar a realidade – Encontros entre arte, cinema e filosofia»

As obras de arte, nomeadamente aquelas que trabalham a partir de material documental, podem oferecer um apelo particularmente desafiante para refletir sobre a realidade. Problematizar a realidade – Encontros entre arte, cinema e filosofia é um conjunto de programas que decorre em vários espaços culturais da cidade de Lisboa, a partir de junho de 2018, numa parceria entre IFILNOVA (CineLab) / FCSH / UNL, Goethe-Institut e Maumaus / Lumiar Cité e em colaboração com Apordoc / Doc’s Kingdom. Estes encontros internacionais entre artistas e investigadores focam-se no momento em que o cinema e a filosofia se entrelaçam num diálogo produtivo. 

Goethe-Institut, Lisboa | 10 de julho de 2018 | 18h30 

Mais Informações >>

10/07: Seminar «The white migrant and the non-white citizen: Deconstructing belonging and citizenship in the contemporary race-migration nexus»

‘The migrant’ tends to be imagined as a non-privileged, non-white, non-western subject in search of a better future in Europe or the United States and as such is a pre-constituted subject shaped by notions of marginalization and poverty. What kinds of stories are obscured by this recurrent image of ‘the migrant’ and how do such categorizations hamper the analysis of privilege, belonging and white normativity within studies of migration? Why are some individuals not regarded as migrants despite their migrant status? Why are other individuals seen as migrants and thus denied their national belonging in spite of their formal status as national citizens? This communication develops analytical tools on migration, belonging and citizenship, with particular attention to (a) autochthony and belonging, (b) race and citizenship and (c) white capital.

CES | Alta| Sala 1| 10 julho 2018 | 15h00

Mais Informações >>

11-13/07: Congresso Internacional «50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido»

O Instituto Paulo Freire de Portugal, em parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, decidiu dar corpo a uma conferência internacional que comemorará, condignamente, os 50 anos que Paulo Freire, então refugiado no Chile, terminou a sua fundadora e mais famosa obra, a Pedagogia do Oprimido. O congresso irá ser realizado entre os dias 11 a 13 de julho e contará com a participação de professores e investigadores de Brasil, Espanha, Itália e França, para além, evidentemente, de Portugal. Usufruirá ainda, e na linha da obra de Freire, da participação de grupos e instituições culturais da cidade do Porto, que dinamizarão círculos de cultura e momentos de criação artística com a(s) comunidade(s).

Universidade do Porto, FPCEUP | 11 a 13 de julho 2018 

Mais Informações >>

23-24/07: Colóquio Internacional «Histórias, memórias e novas narrativas da/na emigração»

O Colóquio Histórias, memórias e novas narrativas da/na emigração visa aprofundar o conhecimento sobre formas criativas de expressão da identidade portuguesa em comunidades da diáspora. Partindo dos três países participantes do projeto Na ponta da língua: Histórias, memórias e inovação na emigração (Brasil, EUA, e França), bem como do foco nas questões da língua, cultura e corpo como manifestações e suporte de identidades e identificações, o objetivo é reunir especialistas e leigos que no mundo académico, nas ciências sociais, na comunicação social, na literatura e nas artes, se dediquem à emigração portuguesa a partir de olhares e práticas inovadoras.

Fundação Calouste Gulbenkian | Auditório 3 | 23 a 24 julho 2018 | 09h30

Mais Informações >>

08-09/10: Conferência Internacional sobre «Assédio e violência sexual: Vítimas, perpetradores e bystanders»

A FPCEUP, a UMAR e o projeto Bystanders – Desenvolver Respostas para o assédio sexual entre jovens através de bystanders, organizam a Conferência Internacional sobre Assédio e violência sexual: Vítimas, perpetradores e bystanders que terá lugar nos dias 8 e 9 de outubro de 2018 na FPCEUP, Porto.

FPCEUP, Porto | 08 e 09 de outubro de 2018

Mais Informações >>

Sep/2019: Protolang Conference Series

Protolang is a conference series that biannually alternates with Evolang (the main reference conference for language evolution, and with no competition, the Polish Protolang crew organized Evolang this year). The Protolang conference series creates an interdisciplinary platform for scholarly discussion on the origins of symbolic communication distinctive of human beings.

Lisbon | September 2019

Mais Informações >>

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui