Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 05/11/2018

NEWSLETTER 42/2018

05 de Novembro 2018

DESTAQUES

08/11: Apresentação do livro «Políticas de habitação - 200 anos»

No próximo dia 08 de novembro será feita a apresentação do livro Políticas de habitação - 200 anos, que terá lugar na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, às 18h30. A apresentação da obra estará a cargo da Arq.ª Helena Roseta, deputada independente pelo PS e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e do Prof.º Doutor Luís Baptista, NOVA FCSH e CICS.NOVA.

Sala do Arquivo dos Paços do Concelho | 08 novembro 2018 | 18h30

 

Resumo:

As políticas sociais de habitação promulgadas nos últimos dois séculos foram fundamentais para moldar as cidades portuguesas, sendo possível encontrar bairros promovidos directa ou indirectamente pela administração pública em todo o território nacional, desde os espaços urbanos aos rurais e do litoral ao interior profundo. 

O presente trabalho procura analisar as políticas sociais de habitação implementadas em Portugal nos últimos duzentos anos, no seu tríplice de habitação social, arrendamento e reabilitação. O estudo das políticas sociais de habitação assenta na sua desconstrução legislativa, de um ponto de vista holístico, histórico e cronológico, que pretende destacar os modelos e as tendências que se seguiram na variedade de orientações ideológicas que estiveram no poder ao longo dos dois séculos analisados. O debate sobre as repercussões no território, nas dimensões arquitectónica, morfológica, social e geográfica, foca-se na experiência consumada na paisagem urbana de Lisboa.

Convite | Cartaz

 

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui