Menu CICS.NOVA

Newsletters

NEWSLETTER - 39/2019

11 de Novembro 2019

eventos

CICS.NOVA.UÉvora promove Ciclo de Conferências intitulado “Coesão, Desenvolvimento e Equidade Territorial”

A Política de Coesão é a principal política de investimento comunitário e visa promover um desenvolvimento harmonioso no conjunto da União Europeia, contribuindo para a redução das assimetrias socioeconómicas e territoriais entre as regiões europeias. Com a sua criação em 1988, e os sucessivos alargamentos da União, a política de coesão ao longo de 30 anos determinou progressos nas regiões europeias, ao mesmo tempo que os desafios e as prioridades de investimento também evoluíram.

Para assinalar a aprovação dos primeiros regulamentos da política de coesão e capitalizar as realizações potenciadoras de crescentes níveis de qualidade de vida e de um futuro mais promissor, o CICS.NOVA.UÉvora promove um Ciclo de Conferências intitulado “Coesão, Desenvolvimento e Equidade Territorial” com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o balanço da evolução registada nas regiões europeias nas últimas três décadas e para a identificação das principais metas e caminhos a seguir no futuro.

O Ciclo de Conferências estrutura-se em três momentos, sendo que a 1.ª Conferência se realiza na Universidade de Évora no próximo dia 27 de novembro de 2019, no Auditório do Colégio Espírito Santo (14:00 às 18:30h), sob a temática da “Política de Coesão 2021-2027, Velhos Desafios, Novas Políticas".

A Conferência inaugural será proferida pelo Presidente da Agência Nacional para o Desenvolvimento e Coesão, Dr. António Costa Dieb.

Após a conferência inaugural, e dado o tema ser um eixo estruturante de investigação na área das ciências sociais e de reforçada ligação com entidades regionais, realiza-se uma Mesa Redonda constituída por investigadores do CICS.NOVA, com pesquisa em políticas públicas, de coesão e territórios. A Unidade de Monitorização de Políticas Públicas, coordenada pelo Prof. Paulo Neto, investigador do CICS.NOVA.UÉvora, associa-se à organização desta iniciativa. 

A entrada é livre, porém, sujeita a inscrição em: 1.ª Conferência Política de Coesão 2021-2027, Velhos Desafios, Novas Políticas

Cartaz e programa



Voltar a destaques e eventos