Menu CICS.NOVA

Newsletters

NEWSLETTER - 40/2019

18 de Novembro 2019

candidaturas

Comissão Europeia | Projecto piloto: Avaliação dos Sectores Cultural e Criativo da UE

A Comissão Europeia está a aceitar candidaturas para projecto piloto no seguinte âmbito: "Avaliação dos Sectores Cultural e Criativo da UE".

Prazo para submissão de candidaturas: 14 de Setembro de 2020

Este concurso centra-se nos sectores culturais e criativos da UE, os quais não são apenas essenciais para a diversidade cultural da Europa, reforçando a coesão social e aumentando a atractividade da Europa a nível internacional, mas são também um dos sectores mais dinâmicos do continente.

No entanto, ainda faltam dados a nível da UE para muitos indicadores e sectores, e apenas esses dados permitiriam quantificar o valor económico total dos Sectores Cultural e Criativo (CCS). Os últimos 20 anos testemunharam grandes mudanças tecnológicas com impacto nos CCS: em particular a digitalização, a chegada de grandes plataformas multinacionais, a possibilidade de carregar conteúdos culturais pelos utilizadores que são explorados comercialmente. Houve também mudanças significativas na estrutura dos sectores, tais como o crescimento das empresas de desenvolvimento e publicação de jogos de vídeo e o aumento da produção em realidade virtual. Esperam-se outros desenvolvimentos significativos nos próximos 15 anos, e todas estas mudanças são muito pouco visíveis no actual sistema estatístico.

Neste contexto, procura-se um projecto-piloto que proponha a elaboração de um quadro estatístico para medir os sectores culturais e criativos na UE.

Saiba mais sobre este concurso aqui.

 

Esta convocatória prevê um co-financiamento institucional. Os investigadores interessados em candidatar-se devem contactar o Balcão do Investigador com maior antecedência possível.



Voltar a destaques e eventos