Menu CICS.NOVA

Newsletters

NEWSLETTER - 42/2019

02 de Dezembro 2019

eventos

5.º Encontro pela Justiça Climática

O 5.º Encontro pela Justiça Climática resulta de uma parceria entre o Projecto ArtCitizenship, do CICS.NOVA, e várias associações nacionais/internacionais que trabalham sobre a Justiça Climática. Realizar-se-á no Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide, nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro.

 

Texto de apresentação da organização do evento:
 

“Já somos ‘mainstream’. Os políticos acham que se deve fazer alguma coisa sobre a crise climática, os parlamentos declaram emergência climática. Mas o nosso objectivo não é sermos mainstream. Nós queremos ver acção urgente por uma transição energética que traga justiça climática às nossas sociedades. E isso só vai acontecer com e por causa da nossa mobilização e organização.

A 21-23 de fevereiro, vamos juntar-nos no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa em Campolide, no 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática, para partilhar acções, conhecimento e experiências, para construir estratégias, e para conhecer as lutas e as activistas.

Vamos à raiz do problema: vamos focar-nos nas linhas da frente onde a verdadeira destruição climática continua a avançar, apesar das palavras bonitas; e nas lutas que se cruzam com a nossa por terem as mesmas causas socio-económicas no fundo.

Antes da grande onda de mobilizações na primavera, vamos preparar-nos para articular melhor as várias frentes da luta. O ano 2020 tem que ser o ano em que as sociedades mudam de caminho. Nós não temos um plano B sem ser ganhar; porque não temos um planeta B.

Na sexta-feira vamos abrir o encontro com uma sessão dedicada ao artivismo. No sábado iremos ter sessões sobre gás fóssil, transporte de animais vivos, o novo aeroporto do Montijo, povos indígenas, indústria agropecuária e alimentar, transição justa e mineração em águas profundas.

Não precisas de te inscrever para estar presente nas sessões do encontro, contudo pedimos-te que, caso tenhas interesse em almoçar no local no sábado, preenchas este formulário para termos uma estimativa do número de refeições: https://framaforms.org/refeicoes-de-dia-22-de-fevereiro-no-5o-enjc-1580222235

O 5º Encontro Nacional pela Justiça Climática é co-organizado por:
2degrees artivism, Academia Cidadã, Aliança Pela Amazônia, Animal Save Portugal, ArtCitizenship, ATERRA, Climate Save Portugal, Climáximo, Coletivo Alvito, Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa, Colombianos Por La Paz - Portugal, Coopérnico, Empregos para o Clima, Extinction Rebellion Lisboa, Fórum Indígena Lisboa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Gás é Andar Para Trás, Greve Climática Estudantil, Campanha Linha Vermelha, PATAV - Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede 8 de Março, Sciaena, CICS.NOVA.FCSH/Universidade NOVA de Lisboa"


Cartaz em azul



Voltar a destaques e eventos