Observatório de Avaliação de Tecnologia

 

 

O Observatório de Avaliação de Tecnologia (OAT) é uma estrutura de investigação aplicada que agrega as actividades de Avaliação de Tecnologia do centro de investigação CICS.NOVA. O OAT é a única unidade de investigação dedicada à Avaliação Tecnológica em Portugal.

A nossa investigação aborda vários campos disciplinares, tais como sociologia, engenharia, gestão e estudos de ciência e tecnologia. A unidade desenvolve projectos de investigação sobre diferentes tópicos de Avaliação de Tecnologia, como saúde, transporte, e vários indicadores de tecnologias emergentes.

Embora o Observatório tenha tido origem no Programa Doutoral em Avaliação de Tecnologia da FCT-UNL, inclui também vários investigadores a trabalhar em Avaliação de Tecnologia de todo o país. Estes grupos concentram as suas actividades nos domínios da sociologia industrial, sistemas de gestão, análise prospectiva em inovação, economia e estudos organizacionais, entre outros.

O Observatório edita a revista científica internacional bilingue (Enterprise and Work Innovation Studies) desde 2005, publica o IET Working Papers Series, e organiza conferências internacionais regulares relacionadas com a Avaliação de Tecnologia. Esta unidade mantém também informações actualizadas no Economics and Social Sciences Repository RePEc, Directory of Open Access Journals DOAJ, EBSCO e BASE - Bielefeld Academic Search Engine. O Observatório tem um Conselho Científico Internacional e um Conselho Consultivo Nacional, e está fisicamente localizado na FCSH-UNL. Um dos objectivos principais do OAT é promover actividades nacionais e internacionais de cooperação, com o objectivo de estabelecer e aprofundar as várias redes de investigação a nível europeu a que pertence, e envolver colegas da América do Sul e Norte.

Coordenador: António Brandão Moniz

Mais informações:  http://sites.fct.unl.pt/observatorio-avaliacao-tecnologia