Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

João Ruivo

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

ruivo@ipcb.pt




João Ruivo é Doutor em Teoria e História da Educação, pela Universidade de Salamanca, Mestre em Organização e Análise do Ensino, pela Universidade de Lisboa e Licenciado em Ciências Antropológicas pela Universidade Técnica de Lisboa. Obteve outros diplomas universitários de especialização e pós-graduação, nomeadamente no domínio da gestão das organizações (na Universidade Técnica de Lisboa e na Universidade Politécnica da Catalunha). Tem mais de uma dúzia de livros publicados, colaboração em International Handbooks e um número muito significativo de artigos científicos.


Interesses de Investigação:

Supervisão e Formação de Professores. Metodologias da Investigação Educacional. Teoria Curricular. Administração e Gestão Educativa. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação.


Principais Projectos:

  • 2006-2010: Co-Coordenador da equipa do projecto Educação para os media no Distrito de Castelo Branco”. Financiado pela FCT, na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FP (FFC/FC/ULisboa);
  • 2009-2014: Coordenador da equipa do projeto “Relação Instituto Politécnico de Leiria-Comunidade”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador responsável: João José Tavares Curado Ruivo;
  • 2010-2014: Coordenador da equipa do projecto “Sociedade do Conhecimento”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) do Instituto Politécnico de Leiria;
  • 2009-2012: Membro da equipa do projeto “Sistemas e Territórios do Conhecimento”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador responsável: Luciano Santos Rodrigues de Almeida;
  • 2011-2014: Membro da equipa do projecto “MAVACO - Modelo de Avaliação de Sistemas Educativos com base em Variáveis de Contexto”, desenvolvido em parceria com Universidad de Valência e Instituto Piaget.

Principais Publicações:

  • RASTEIRO, D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018).  Percursos da Inclusão Social em Portugal – Dois Estudos de Caso Centrados nas Políticas Locais para Pessoas com Necessidades Especiais. In: Aula, Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, nº 24, pp. 177,193;
  • CARREGA, J.; ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). A Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos: Representações de Alunos e de Professores. Actas do V Congresso Internacional TicEduca, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa: Lisboa, Novembro, pp 109-121;
  • RUIVO, J. (2017). Escola: Uma Tribo Global. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-85-8);
  • RUIVO, J. & MESQUITA, H. (2015). The In-service Teacher Training in Portugal: Organization, Contexts and Experiences In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) International Handbook of Teacher Education, Training and Re-training Systems in Modern World. Nicosia, Cyprus: HM - Studies and Publishing. (ISBN 978-9963-2093-4-7);
  • RUIVO, J. & PAES, S. (2015). Inteligência Emocional e Liderança Escolar. In: Aula – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Vol. 21, 2015, pp. 233-245. ISSN – 0214-3402.