Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Maria Figueiredo

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

mariapfigueiredo@gmail.com




Maria Figueiredo é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu e Investigadora Integrada do CI&DEI do Instituto Politécnico de Viseu. Desenvolve a sua ação docente e como formadora no âmbito da formação de professores e da Educação Social. Desenvolve investigação em áreas próximas à Infância, com enfoque no âmbito do Currículo e da Pedagogia na Educação de Infância e na Formação de Professores. 
É Secretária Geral da European Educational Research Association (EERA) desde 2015 e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) desde 2017. 
Doutorada em Educação, especialidade Didática e Desenvolvimento Curricular, Universidade de Aveiro. Mestre em Educação, especialidade em Conceção e Avaliação de Projetos Educativos, Universidade dos Açores. Licenciada em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.


Interesses de Investigação:

Currículo. Educação de infância. Professor-investigador. Conhecimento profissional docente.


Principais Projectos:

  • 2017-2020: DEAPS - Distributed Evaluation and Planning in Schools project. Coordenadora local no Instituto Politécnico de Viseu. Parceiros: Dublin City University; University of Antwerp; University of Ankara; IP Viseu; Financiamento: Erasmus+ Programme 2014-2020 - Key Action 2 Strategic Partnerships (Cooperação para a Inovação e Boas Práticas Ensino Escolar), duração: 36 meses: https://www.deaps.net/;
  • 2017-2018: VIAS: ViseuInterAgeStories: an app to promote social inclusion and healthy lifestyles, investigadora da equipa do Instituto Politécnico de Viseu. Parceiros IP Castelo Branco, Câmara Municipal de Viseu, 2Play+, IP Viseu. Financiamento: FCT - Concurso 02/SAICT/2016 - Projetos de Desenvolvimento e Implementação de Infraestruturas de Investigação (IC&DT), duração: 18 meses: http://vias.esev.ipv.pt/.

Principais Publicações:

  • Figueiredo, M. P., & Gonçalves, N. (2019). Entering a Fluid Research Field. In M. Hoveid, A. Paseka, L. Ciolan, & S. M. Silva (Eds.), Doing educational research: overcoming challenges in practice. London: SAGE;
  • Figueiredo, M. P., Gomes, H., & Rodrigues, C. (2018). Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the ‘great unknown’ in teacher education in Portugal. European Early Childhood Education Research Journal, 26(4), 535-546. https://doi.org/10.1080/1350293X.2018.1487164;
  • Figueiredo, M. P. (2017). O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva – Volume I (pp. 293-310). Lisboa: Conselho Nacional de Educação;
  • Figueiredo, M. P. (2017). A realização de investigação na formação inicial de professores: olhares e interpretações. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores (pp. 11-20). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu;
  • Gomes, M. C. Figueiredo, M. P., Ramalho, H., & Rocha, J. (Orgs.) (2016). Atas do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Fronteiras, diálogos e transições em Educação". Viseu: Instituto Politécnico de Viseu.