Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Maria José Brites

Grupo de Investigação:

2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia


Equipa de Investigação:

Direitos, Políticas e Justiça


Perfil Online:


E-mail:

britesmariajose@gmail.com




Maria José Brites é Professora Associada na ULP – Universidade Lusófona do Porto e é a coordenadora do projeto DiCi-Educa (Academias do Conhecimento-Fundação Calouste Gulbenkian). Foi a coordenadora portuguesa do projeto europeu Media in Action (LC-00644630; http://mediainaction.eu) e do projeto RadioActive Europe (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3). Os seus interesses de pesquisa incluem áreas como os estudos da juventude, jornalismo e participação, estudos de audiências, literacia para as notícias e literacia cívica. Neste âmbito, dinamiza o blogue ANLiteMedia (https://anlitemedia.com).


Interesses de Investigação:

Estudos da juventude. Jornalismo e participação. Estudos de audiências. Literacia para as notícias e literacia cívica.


Principais Projectos:

  • Janeiro 2019-: Investigadora responsável pelo projeto DiCi-Educa (Academias do Conhecimento-Fundação Calouste Gulbenkian);
  • 2018-: Investigadora responsável pela equipa portuguesa e pela coordenação da Disseminação e Sustentabilidade europeia do projecto Media In Action, financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do concurso “Media Literacy For All” Pilot Project. Financiado pela  European Commission Directorate-General for Communications Networks, Content and Technology as part of the Pilot Project – Media Literacy For All Grant agreement no LC00632803. URL: http://mediainaction.eu;
  • 2013-2014: Investigadora Responsável (Portugal) e coordenadora europeia do work package de Disseminação do projeto RadioActive Europe: promoting engagement, informal learning and employability of at risk and excluded people across Europe through internet radio and social media” (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3MP), financiado pelo Lifelong Learning Programme. Projeto liderado pela University of East London (Andrew Ravenscroft); 
  • Setembro de 2013-: Participação como investigadora no projecto internacional News as democratic resources: a cross-cultural research project, coordenado por Kim Christian Schrøder (Roskilde Universitet), Hillel Nossek (Kineret College on the Sea of Galilee) e Hanna Adoni (Hebrew University of Jerusalem). Equipa portuguesa coordenada por Marisa Torres da Silva, ICNOVA;
  • Março de 2009-Dezembro de 2011: Participação como investigadora no projeto Inclusão e Participação digital. Comparação de trajetórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos (UTAustin/CD/0016/2008), coordenado por Cristina Ponte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa), Joe Straubhaar (Universidade de Austin-Texas) e José Azevedo (Universidade do Porto).

Principais Publicações:

  • Brites, M.J., Amaral, I. & Catarino, F. (2018). A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento críticoJournal of Digital Media & Interaction, 1(1), 85-98. ISSN 2184-3120 URL: http://revistas.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/11142;
  • Brites, M.J., Chimirri, N.A., Amaral, I., Seddighi, G., Torres da Silva, M. & Murru, M.F. (2018). Stakeholder Discourses About Critical Literacies and Audience Participation. In R. Das & B. Ytre-Arne (Eds), The Future of Audiences: A Foresight Analysis of Interfaces and Engagement  (pp. 179-195).  Palgrave Macmillan: Cham. 10.1007/978-3-319-75638-7_10;
  • Brites, M.J. & Pinto, M. (2017). Is there a role for the news industry in improving news literacy?. Media Education Research Journal –MERJ, 7.2., 29-47;
  • Brites, M.J. & Torres da Silva, M. (2017). The Portuguese news industry’s perspectives and roles on the making of active citizens: readers’ skills to comment on the news. Estudos em Comunicação/Communication Studies25(1), 137-152. DOI: 10.20287/ec.n25.v1.a08, ISSN: 1646-4923 URL: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/284/151:
  • Brites, M.J. (2015). Jovens e culturas cívicas: Por entre formas de consumo noticioso e de participação. Covilhã: Livros LabCom. ISBN: 978-989-654-199-6. doi:10.13140/2.1.2141.0081 URL: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/128