Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Pedro Silva

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

pedrosilva.ipl@gmail.com




Pedro Silva é sociólogo, docente e investigador, e tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE, Lisboa), Mestre em Análise Social da Educação (Boston University) e Doutor em Ciências da Educação (Universidade do Porto), é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-Universidade do Porto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.


Interesses de Investigação:

Relação escola-família. Etnografia. Educação e desigualdade social. Educação e diversidade cultural. Educação e TIC. 


Principais Projectos:

  • Projeto: Crossing Boundaries: Multi-National Action Research on Family-School-Community Collaboration. Center on Families, Communities, Schools and Children’s Learning, 1996.
    Equipa: Don Davies (Coord.), Vivian Johnson (Coord.), Bernadita Icaza, Raquel-Amaya Martinez Gonzalez, Ramiro Marques, Pedro Silva, Derek Toomey, Ricardo Vieira, Adelina Villas-Boas, Eliska Walterová. Projeto financiado pelo Office of Educational Research and Improvement, U. S. Department of Education;
  • Projeto: Uma Visão Prospetiva da Relação Escola-Família-Comunidade, Departamento de Avaliação, Prospetiva e Planeamento do Ministério da Educação (DAPP-ME), 1998.
    Equipa central: Maria Emília São Pedro, Adelina Villas-Boas, Ramiro Marques, Marieta Pinto. Coordenadores Regionais e formadores: Adelina Villas-Boas, Luís Costa, Luísa Carvalho, Manuela Sampaio e Pedro Silva;
  • Projeto: Avaliação dos Impactos do Programa Foral. Universidade de Lisboa, 2006.
    Equipa Central: António Nóvoa, Rui Canário e Belmiro Gil Cabrito. Equipa da Região Centro: Pedro Silva (Coord.) e Susana Faria. Projeto financiado pela Secretaria de Estado da Administração Local.
  • Projeto: O Computador Magalhães entre a Escola e a Família num Agrupamento de Escolas de Leiria: Um Olhar Sociológico sobre os seus Efeitos, CIID-IPL (outubro de 2009 a dezembro de 2011). Equipa: Pedro Silva (Coord.), Conceição Coelho, Conceição Fernandes e Joana Viana. Bolseira de investigação: La Salette Machado. Projeto financiado pelo GEPE-Ministério da Educação. Orçamento: 108.720, 39€;
  • Projeto: Avaliação do Percurso de Reintrodução da Língua Portuguesa em Timor-Leste (2003-2009), ESECS-IPL, 2010.
    Equipa: Luís Filipe Barbeiro (Coord.), José Brites Ferreira, Maria Antónia Barreto, Pedro Silva, Teresa Eugénio. Projeto financiado pelo IPAD-Ministério dos Negócios Estrangeiros. Orçamento: 35.993,25€.

Principais Publicações:

  • Silva, Pedro (2003) Escola-Família, Uma Relação Armadilhada – Interculturalidade e Relações de Poder, Porto: Edições Afrontamento. ISBN: 972-36-0662-3;
  • Silva, Pedro (2003) Etnografia e Educação – Reflexões a Propósito de Uma Pesquisa Sociológica, Porto: Profedições. ISBN: 972-8562-08-X;
  • Stoer, Stephen & Silva, Pedro (Orgs.) (2005) Escola-Família, Uma Relação em Processo de Reconfiguração, Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-34171-8;
  • Silva, Pedro (Org.) (2007) Escolas, Famílias e Lares, Um Caleidoscópio de Olhares, Porto: Profedições. ISBN: 978-972-8562-46-5;
  • Diogo, Ana; Silva, Pedro & Viana, Joana (2018) Children’s use of ICT, family mediation and social inequalities, Issues in Educational Research, 28 (1), 61-76. Disponível em http://www.iier.org.au/iier28/diogo.pdf.