Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Ricardo Machado

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

ricardojrmachado@gmail.com; ricardo.machado@iseclisboa.pt




Ricardo Machado é doutor em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Educação (Didática da Matemática) e licenciado em Ensino da Matematica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente, leciona numa escola privada do ensino básico e é professor adjunto convidado no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e na Escola Superior de Educação (ESE) de Lisboa, nas quais leciona unidades curriculares do domínio da Matemática e da Educação Matemática.


Interesses de Investigação:

Ensino e aprendizagem da Matemática; Trabalho Colaborativo; Educação inclusiva; Educação multicultural; Formação inicial e contínua de professores.


Principais Projectos:

  • 2018 – 2020: Membro da equipa do projeto "O conhecimento estatístico dos estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa" (IR: Ana Caseiro). Entidade Financiadora: ESE de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa).
  • 2016 – 2019: Membro da equipa do "Projeto-piloto Matemática e Khan Academy" (IR: António Domingos). Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom.  Entidade Financiadora: Fundação Portugal Telecom.
  • 2009 – 2011: Assistente de investigação da coordenadora da equipa portuguesa do projeto "FAMA - Family Maths for Adult Learners", coordenado internacionalmente pelo Professor Doutor Javier Díez-Palomar (Universidade Autónoma de Barcelona) e em Portugal pela Professora Doutora Margarida César (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Entidade Financiadora: União Europeia (UE), Lifelong Learning Programme (Contrato n.º 504135-LLP-1-2009-1-ES-GRUNDTIVG-GMP.
  • 1994/95 - 2005/06 (follow-up 1996/97- 2016/17): Interacção e Conhecimento (IC), coordenado pela Professora Doutora Margarida César. Projeto desenvolvido no Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa (CIEFCUL). Posição e funções: assistente de investigação do projeto (2007-2009), tendo colaborado na recolha de dados, no final do projeto, e no tratamento e análise de dados dos 12 anos do projeto, nas ações de formação promovidas pelo projeto e na divulgação de resultados em eventos e revistas da especialidade. Na dissertação de Mestrado usei dados deste projeto, que recolhi num projeto de investigação-ação. Na tese de doutoramento elaborei um estudo de caso sobre o Instrumento de Avaliação de Capacidades e Competências (IACC), de Matemática, elaborado no IC. A tese de doutoramento foi um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) entre 2010 e 2013. A maioria das publicações que realizei referem-se a dados deste projeto. Entidades Financiadoras: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, através de diversos contratos, pois o projeto durou 12 anos) e DEFCUL (através das verbas atribuídas a cada investigador do centro).
  • 2007 – 2009: Membro da equipa do projeto "Matemática a Brincar" (Coords: Maria Maria Manuel Torres e Adelaide Carreira). Projeto do Departamento de Matemática da FCUL. Entidade Financiadora: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Principais Publicações:

Machado, R., César, M., & Matos, J. M. (2016). Promover a inclusão e equidade em matemática. Journal of Research in Special Educational Needs, 16(s1), 914-918;

César, M., Machado, R., & Ventura, C. (2014). Praticar a inclusão e não apenas falar de inclusão. Interacções, 10(33), 18-72;

Machado, R., & César, M. (2013). Contributos das representações sociais e do trabalho colaborativo para o acesso às ferramentas culturais da Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática/International Journal for Studies in Mathematics Education, 6(1), 96-146;

César, M., & Machado, R. (2012). Listening to different voices about mathematics learning: Teachers’, students’ and families’ accounts. In J. Díez-Palomar, & C. Kanes (Eds.), Family and community in and out of the classroom: Ways to improve mathematics’ achievement (2.ª ed.) (pp. 89-100). Bellaterra: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB);

Machado, R., & César, M. (2012). Trabalho colaborativo e representações sociais: Contributos para a promoção de sucesso escolar em matemática. Interacções, 8(20), 98-140.