Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Rui Pires

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:




Rui Pires é Doutorado em Ciências da Educação ― Formação e Supervisão de Professores, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em associação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e o Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (2016). Fez Mestrado em Educação Especial (2011) e licenciou-se em Ensino Básico (2003). É docente do Ministério da Educação e Ciência e colabora com vários Centros de Formação de Associações de Escolas. É membro colaborador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA.


Interesses de Investigação:

Desenvolvimento Profissional Docente; Formação; Supervisão. 


Principais Projectos:

  • 2011 - 2016: desenvolvimento da investigação “Desenvolvimento Profissional Docente num Contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida: Perceções em Diferentes Períodos da Carreira”. Posição: Investigador principal. Sem financiamento;
  • 2008 - 2011: desenvolvimento da investigação “Ser Professor de Educação Especial: Um olhar sobre o Perfil e Práticas Profissionais”. Posição: Investigador principal. Sem Financiamento.

Principais Publicações:

  • Pires, P. (2018). A investigação-ação como estratégia de inovação na formação contínua de educadores e professores. In M. Alves, E. Gomes, A. Domingos, J. Matos (Edits.), Investigação, educação e desenvolvimento. Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio (1ª Ed.) (pp. 35-44). Lisboa: Edições Colibri;
  • Pires, P. (2018). (Re)ler Teresa Ambrósio. In M. Alves, E. Gomes, A. Domingos, J. Matos (Edits.), Investigação, educação e desenvolvimento. Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio (1ª Ed.) (pp. 69-80). Lisboa: Edições Colibri;
  • Pires, R., Alves, M., Gonçalves, T. (2016). Desenvolvimento Profissional Docente: Perceções dos Professores em Diferentes Períodos ao Longo da Vida. Revista Portuguesa de Pedagogia, 50, 57-78;
  • Pires, R., Craveirinha, F., Colôa, J., Brito, L.., Santos, N., Sá, O. (2013). Perturbação do Espetro do Autismo: Dos Conceitos à Avaliação da Ação. Revista Inclusiva, 4(2), 7-12;
  • Pires, P. & Rodrigues, D. (2011). Ser Professor de Educação Especial: Um olhar sobre o Perfil e Práticas Profissionais. Revista Inclusiva, 2(1), 7-12.