Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Susana Melo

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

melosusana@yahoo.com




Susana Melo doutorou-se em Sociologia da Educação na University of Bristol (Reino Unido) em 2013. Foi investigadora auxiliar na University of Nottingham (Reino Unido) e professora auxiliar na Habib University (Paquistão). É investigadora colaboradora no CICS.NOVA desde 2019. Tem desenvolvido investigação na área de governação global e políticas da educação, com um interesse principal em Europeização e reformas contemporâneas do ensino superior e metodologias de investigação em ciências sociais.


Interesses de Investigação:

Sociologia da Educação. Sociologia Política. Políticas da Educação. Estudos Europeus.


Principais Projectos:

  • 2018-2019: Investigadora Co-Responsável por projeto “The Global Governance of Adult Illiteracy in Pakistan: A Pilot Case Study”. Financiamento: Habib University Faculty Small Research Grant Scheme. Equipa: Thomas Muhr (Co-Responsável), Anum Imran e Shanil Khowaja (Assistentes de Investigação);
  • 2014-15: Investigadora Auxiliar contratada para integrar projeto “LLLight’in’Europe - Lifelong Learning, Innovation, Growth and Human Capital”. Financiamento: 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia. URL: https://www.lllightineurope.com/home/;
  • 2011: Investigadora Visitante Convidada no projeto “URGE - Universities in Regional and Global Economies”. Financiamento: 7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento da União Europeia “Marie Curie International Research Staff Exchange Scheme and Erasmus Mobility Scheme” e Ministério de Investigação, Ciência e Tecnologia da Nova Zelândia. URL: http://edu.au.dk/en/research/research-projects/previous-research-projects/university-reform-globalization-and-europeanization-urge/

Principais Publicações:

  • Melo, S. (2016). Different regionalisms, one European higher education regionalisation: The case of the Bologna Process. In S.L. Robertson, K. Olds, R. Dale & Q. A. Dang (Eds.), Global regionalisms and higher education: Projects, processes, politics (pp. 49-64). Cheltenham: Edward Elgar Publishing. DOI: https://doi.org/10.4337/9781784712358;
  • Jorge de Melo, S. (2013). Regionalising higher education transformation in Europe: what kind of positionality for the Council of Europe in relation to the Bologna Process, 1999-2010? (PhD thesis). University of Bristol, Bristol. Disponível em EthOS: https://ethos.bl.uk/OrderDetails.do?uin=uk.bl.ethos.618825;
  • Melo, S. (2010). Creating best performing nations in education: The case of the European Union's use of benchmarking. In U. Schuerkens (Ed.), Globalization and social inequality (pp. 76-92). New York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203849255.