Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Alix Didier Sarrouy

Grupo de Investigação:

2: Cidadania, Trabalho e Tecnologia


Equipa de Investigação:

Participação Política, Ativismo e Liderança


Perfil Online:


E-mail:

alixsarrouy@fcsh.unl.pt




Alix Didier Sarrouy é investigador em ciências sociais, músico & performer. É francês, mas viveu sobretudo no estrangeiro, maioritariamente em Portugal. É investigador em sociologia e antropologia, insistindo nos métodos qualitativos e no trabalho de campo. Interacionista, inspirado pela filosofia pragmatista e a etnometodologia, é licenciado em Mediação Cultural (Paris III), Mestre em Políticas Culturais (Paris VII), com duplo doutoramento em Sociologia da Arte e da Cultura (Paris III & Universidade do Minho).


Interesses de Investigação:

Arte. Cultura. Educação. Juventude. Cidadania. 


Principais Projectos:

  • 2019-2022 – Investigador integrado no projeto ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo. Coordenador: Ricardo Campos (PI). Projeto FCT no CICS.Nova, FCSH-UNL. PTDC/SOCSOC/28655/2017;
  • 2013-2017 – Investigador integrado no projeto Multilevel Governance of Cultural Diversity in a Comparative Perspective: EU-Latin America (GOVDIV). Coordenadora: Beatriz Padilla (PI). Marie Skłodowska-Curie actions. International Research Staff Exchange Scheme (PIRSES), Grant Agreement 612617. European Commission, 7th Framework Program for Research, Technological Development and Demonstration.

Principais Publicações:

  • SARROUY, A.D. (2018) Territoires de l'instrument musical: l'objet comme acteur educatif. Les Politiques Sociales (Belgium), special issue on Art, médiation culturelle et territoires. Nº: 3&4. Pp: 51-63. ISSN 1374-1972;
  • SARROUY, A.D. (2018) Madres of núcleo Santa Rosa de Agua. Revista Estudios Culturales Comparativos d’el GOVDIV - Europa-Latin America.  Number 5.  Lisbon/Seville.  Pp. 41-52: ISSN 2531-9884;
  • SARROUY, A.D. (2017) Adapt to better adopt: Ethnography in music education schools of Venezuela and Portugal. Sociologia On Line, 15. Associação Portuguesa de Sociologia. Pp. 15-30. DOI: 00.0000/SON2017;
  • SARROUY, A.D. (2015) Sociocultural animations and mediations: complementarity between theory and practice. Ebook of the Education School, Polytechnic Institute of Setúbal, Portugal.  Pp. 47-61. ISBN: 978-989-99447-0-1;
  • SARROUY, A.D. (2014) Complexity in using art as a mediation instrument with immigrants. Minutes from the 8th Congress of the Portuguese Sociological Association. Pp. 3-20: COM0981.