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Membros Integrados

Ana Cristina Palos

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

ana.cp.palos@uac.pt




Ana Cristina Palos é doutorada em Educação, na especialidade de Sociologia da Educação, e professora auxiliar no Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.UAc/ CICS.NOVA.UAc). Os seus principais interesses de investigação centram-se na sociologia da infância, sociologia da educação e sociologia do trabalho.


Interesses de Investigação:

Estratégias de escolarização dos jovens. Relação dos jovens com o mundo do trabalho. Relação família – escola. Perspectivas das crianças acerca do mundo, Vulnerabilidade social e risco. Políticas Públicas.


Principais Projectos:

2018 – 2020: Palos, A. C.; Sousa, F. (Investigadores Responsáveis). Estudo dos Centros de Atividades de Tempos Livres da Região Autónoma dos Açores. Financiamento: DRSS-RAA. Instituições Participantes: Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Universidade dos Açores, Governo Regional dos Açores;
2018 – 2020: Palos, A. C. (investigadora). Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal. Financiamento: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Instituições Participantes: Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Universidade dos Açores; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Universidade Católica, Universidade do Minho, Instituto Superior de Economia e Gestão. Investigador responsável Fernando Diogo;
2015 – 2016: Palos, A. C. (investigadora). Jovens Açorianos e Mundo do Trabalho. Financiamento: Observatório da Juventude dos Açores. Instituições participantes: Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Universidade dos Açores, OJA e Governo Regional. Investigador Responsável Fernando Diogo;
2015 – 2016: Palos, A. C. (investigadora). Jovens Açorianos Qualificados. Financiamento: Observatório da Juventude dos Açores. Instituições participantes: Universidade dos Açores, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Universidade dos Açores, OJA e Governo Regional. Investigadora Responsável: Gilberta Rocha.

Principais Publicações:

Palos, A. C. (2018). Desafios da investigação com crianças na formação de professores: contributos da sociologia da infância. Educação e Pesquisa, 44 (e182055), 1-19;
Sousa, F. & Palos, A. C. (2018). Lecionação sem aulas? Questões de liberdade e segurança no modelo MAPE. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, 11 (4), 581-593;
Diogo, F.; Palos, A.C. & Silva, O. (2017). Modalidades de transição escola-trabalho. In F. Diogo et al, Juventude Açoriana e Mundo do trabalho (pp. 6-45). Famalicão: Edições Húmus;
Palos, A.C.; Silva, O. & Diogo, F. (2017). Percursos profissionais dos jovens. In F. Diogo et al, Juventude Açoriana e Mundo do trabalho (pp. 47-93). Famalicão: Edições Húmus;
Diogo, F., Palos, A.C.; & Silva, O. (2015). "Schooling and Professional Trajectories of Young People: A View from the European Periphery", Eurasian Journal of Social Sciences 3, 4: 1 - 9. doi: 10.15604/ejss.2015.03.04.001.