Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Ana Elisa Esteves Santiago

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:




Ana Santiago é doutorada em Didática da Matemática pela Universidade de Salamanca, Espanha e licenciada em Matemática pela Universidade de Coimbra. Tem lecionado unidades curriculares na área da Matemática e da Educação Matemática em diversas instituições de Ensino Superior, desde 2005. Foi Investigadora Auxiliar na UIED, da Universidade Nova de Lisboa, entre 2012 e 2016. Leciona atualmente na ESEC. Desenvolve a sua investigação na área da História da Matemática, Educação Financeira e ensino da Matemática nos primeiros anos.


Interesses de Investigação:

História da educação matemática. Educação financeira. Formação de professores. Matemática nos primeiros anos.


Principais Projectos:

  • 2016 - : Membro do projeto com a Universidade de Córdoba (Espanha) EDU2016-78764-P - La Enseñanza De Las Matematicas En España En El Siglo Xviii. Descripcion Y Analisis Comparado De Libros De Texto;
  • 2016 - : Membro da equipa de monitorização do projeto “Introdução da Khan Academy em escolas portuguesas”. Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom, financiado pela Fundação Portugal Telecom;
  • 2012-2015: membro do projeto PTDC/CPE-CED/121774/2010 - "Promover o Sucesso em Matemática".

Principais Publicações:

  • Domingos, A., Santiago, A., Ventura, C., Costa, C., Matos, J. M., Machado, R., & Teixeira, P. (2017). Monitoring a technological based approach in mathematics in portugal - the case of khan academy. In G. Aldon & J. Trgalova (Eds.), 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (pp. 331-338). Ecole Normale Superieure de Lyon / Universite Claude Bernard Lyon 1: Institut Francais de L'Éducation;
  • Domingos, A.; Santiago, A.; Costa, C.; Machado, R. (2018) ON-LINE PLATFORM AS AN ARTEFACT FOR TEACHING AND LEARNING MATHEMATICS. In E. Bergqvist, M. Österholm, C. Granberg, & L. Sumpter (Eds.). Proceedings of the 42nd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, p. 225). Umeå, Sweden: PME;
  • Vieira, A; Santiago, A. (2016). Las Matemáticas en la Telescuela de Portugal: Formación del profesorado y contribución del archivo personal del Profesor Bernardino Gonçalves Sobral. Revista Épsilon, 2016, Vol. 33 (3), nº 94, 19-32;
  • Domingos, A; Santiago, A, “Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira”, Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro v. 6, n. 3, Dezembro 2016;
  • Santiago, A. (2015). A Educação Financeira Escolar em Portugal. In Boletim Gepem 66 – Educação Financeira Escolar. Rio de Janeiro: GEPEM.