Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Ana Luisa de Oliveira Pires

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

alop@campus.fct.unl.pt




Ana Luísa de Oliveira Pires é Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, membro do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF-IPS) e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). É doutorada em Ciências de Educação, com especialização em Educação e Desenvolvimento, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e fez pós-doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Foi docente convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem participado em diversos projectos de investigação, a nível nacional e internacional, e é autora de diversas publicações nacionais e internacionais: livros, capítulos de livros, artigos e outros textos de natureza científica e pedagógica.


Interesses de Investigação:

Educação/Formação de Adultos. Formação ao Longo da Vida. Políticas Educativas no Ensino Superior. Formação de Professores. Arte e Educação.


Principais Projectos:

  • 2016/2018 – Coordenadora nacional do Projecto Empowering E-Portfolio Process, Projecto Erasmus+ KA2, financiado pela União Europeia: https://eepeu.wordpress.com / https://eepeu.wordpress.com/testi/;
  • 2014/2016 – Membro do Projecto “Espaços Entre Arte e Educação. Construção indutiva de teoria da educação a partir de uma experiência de educação e formação: o projecto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian”, Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian;
  • 2007/2009 - Membro da equipa de investigação do Projecto: “Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida”, financiado pela FCT (2007/2009), coord. Prof. Doutora Mariana Alves, FCT-UNL;
  • 2005/2006 -  Membro da equipa de investigação do “Projecto FAP: Formação de Adultos em Portugal. Políticas e Práticas (1974-2004)”, Unidade de I&D de Ciências da Educação, Fundação da Universidade de Lisboa. Projecto POCI/CED 56690/2004, financiado pela FCT, coord. Prof. Doutor Rui Canário, Fac. Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa;
  • 2004/2006 -  Membro da equipa de investigação do projecto “Telos II – Aprendizagem ao Longo da Vida: avaliação de efeitos em diplomados do ensino superior”, Projecto POCTI/CED/46747/2002, financiado pela FCT (2004/2006), coord. Prof. Doutora Teresa Ambrósio, UIED, FCT-UNL.

Principais Publicações:

  • Pires, A. (2018) A Investigação na Formação de Educadores e Professores. Contributos para (re)pensar as práticas de formação inicial. In Investigação, Educação e Desenvolvimento - Revisitar o Pensamento de Teresa Ambrósio, p.17-34, (Eds.) Mariana Gaio Alves, Elisabete Gomes, António Domingos e José Matos Lisboa: Ed. Colibri/UIED;
  • Pires, A., Gomes, E., Gonçalves, T. (2017) Teorizando espaços entre arte e educação: génese e desenvolvimento do projeto de investigação, in  Ensaios entre Arte e Educação, Eds Maria de Assis, Elisabete Gomes, Judith Pereira, Ana Luisa de Oliveira Pires, p. 239-258, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian ISBN: 978-972-31-1592-5;
  • Pires, Ana (2016) Between challenges and trends of lifelong learning: Higher Education and the recognition of prior experiential learning, In Access and Expansion Post-Massification, Ed. by Ben Jongbloed & Hans Vossensteyn, Book Series on 'International Studies in Higher Education', Routledge, UK;
  • Pires, A. (2005) Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências, Lisboa: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia;
  • Pires, A. (2000) Desenvolvimento Pessoal e Profissional - um estudo dos contextos e processos de formação das novas competências profissionais, Colecção Pensar Educação, Lisboa: Ministério da Educação, Lisboa.