Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Eva Gonçalves

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Contextos sociais do sucesso e insucesso escolar


Perfil Online:


E-mail:

evag@fcsh.unl.pt




Eva Gonçalves é doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, e atualmente é investigadora integrada pós-doc no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA). É uma das coordenadoras do Projeto “Construir o sucesso em cada escola: Em Cascais ninguém fica para trás” (2017-2019), e membro da equipa de investigadores do Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência desde 2008. Tem publicações em artigos, livros e capítulos de livros na área da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação, cursos acreditados de formação para professores, e é formadora certificada desde 2007.


Interesses de Investigação:

Educação. Relação Escola-Família. Cultura. Metodologia. Religião.


Principais Projectos:

Principais Publicações:

  • Gonçalves, Eva (no prelo). “Family involvement and participation in schools in Portugal: the difficulty of sharing responsibilities” in Angelika Paseka & Delma Byrne (Coords.) Parental Involvement Across European Education Systems: Critical Perspectives, Routledge;
  • Gonçalves, Eva (2018). “Escola-família: uma relação de longa data com dinâmicas recentes” em Neves, Maria do Céu & David Justino (Coords). Ética Aplicada: Educação, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Coimbra, Edições 70 – Grupo Almedina;
  • Almeida, Sílvia, Roldão, Maria do Céu, Gonçaves, Eva, Batista, Eva e Carvalho, Maria João (2017). Rede colaborativa de escolas no processo de gestão curricular contextualizada. Em Saudade Baltazar et al. (Orgs.) Livro de Atas do 1º Congresso Internacional de Redes Sociais | CIReS, CICS.NOVA – Centro Interdisciplinas de Ciências Sociais, p. 110-138. ISBN: 978-989-99782-3-;
  • Gonçalves, Eva e Batista, Eva (2017). O aluno como broker na relação escola-família?. in Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-3-7. Disponível em http://www.aps.pt/ix_congresso/actas. Acesso em: 18 nov 2017;
  • Batista, S., Gonçalves, E., & Almeida, S. (2016). Reflexive teachers in collaborative learning: Findings from a school network. In Abtract’s Book of The 9th Interim Meeting ESA RN19 Sociology of Professions (p. 33), Aveiro, Portugal.