Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Helena Mesquita

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

hmesquita@ipcb.pt




Helena Mesquita é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.


Interesses de Investigação:

Políticas em Educação Especial e Inclusiva. História em Educação Especial. Formação Inicial e Especializada de Professores em Educação Especial e Inclusiva. Psicomotricidade. Metodologias de Intervenção em Educação Inclusiva.


Principais Projectos:

  • 2015 - Centro de Estudos de Educação Especial: Projeto de Investigação em Educação Especial: 1985-2015, visando a análise dos estudos (mestrado e doutoramento) na Educação Especial a nível nacional. Entidades Parceiras: FMH da Universidade de Lisboa e ESE de Lisboa, ESE do Instituto Politécnico de Castelo Branco (participante), Instituto da Criança da Universidade do Minho, Lusófona, Universidade de Évora. Responsável: Prof. Dr. Pedro Morato, do Centro de Estudos em Educação Especial e Reabilitação (FMH – Universidade de Lisboa);
  • 2009 - Membro da equipa do projeto “Sistemas e Territórios do Conhecimento”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador responsável: Luciano Santos Rodrigues de Almeida. Ano: 2009; Membro da equipa do projeto “Relação Instituto Politécnico de Leiria-Comunidade”, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE) do Instituto Politécnico de Leiria. Investigador responsável: João José Tavares Curado Ruivo;
  • 2006-2009 - Membro da equipa de "Querer Ler-Poder Ler: Uma experiência-piloto em contextos formais e não formais” CLUBE DE LEITURA (Crianças com Síndrome de Down) Plano Nacional de Leitura, Escola Superior de Educação de Castelo Branco.

Principais Publicações:

  • Honório, S.; Batista, M.; Martins, J.; Serrano, J.; Faustino, A.; Mesquita, H. (2017). Mobility Dependence of Children From 1st To 4th Grade In Portuguese Schools. Discobolul – Physical Education, Sport and Kinetotherapy Journal, Vol. XIII, n.1 (47), pp. 62-65. Bucareste, Romenia. (ISSN (online) 2286 – 3702; ISSN–L 1454 – 3907);
  • Honório, S., Batista, M., Paulo, R., Mendes, P., Santos, J., Serrano, J., Petrica, J., Faustino, A., Mesquita, H., Martins, J. (2016). Aquatic Influence on Mobility of a Child With Duchenne Muscular Dystrophy: Case Study. Ponte Academic Journal, Volume 72, Issue 8 (doi: 10.21506/j.ponte.2016.8.25);
  • Ruivo, J. & Mesquita, H. (2015). The In-service Teacher Training in Portugal – organizacion, Contexts and Experiences. In: Karras, K.G. & Wolhuter, C.C. (Eds) - International Handbook of Teacher Education – Training and Re-Training Systems in Modern World. Volume I, pp. 445-480. Nicosia, Cyprus: HM Studies and Publishing. (ISBN-978.9963.2093.4.7);
  • Barroso, E. & Mesquita, H. (2014). Os Desafios da Multideficiência – Um olhar sobre uma Unidade de Apoio à Multideficiência. Revista Educação Especial, Vol. 27, nº 48, pp. 219-232 da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (ISSN impresso 1808-270X/ISSN on-line 1984-686X – DOI: 10.5902/1984686X);
  • Ruivo, J. & Mesquita, H (2010). Becoming a Teacher in Portugal - Initial Teachers Training: a Review. IN: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) - International Handbook of Teacher Education World-Wide - Issues and Challenges. Volume I, pp. 429-448. Athens: Atrapos, Editions. (ISBN-978.960.459.088.9)