Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

João Eduardo Martins

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

jrmartins@ualg.pt




João Eduardo Martins é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Portugal, onde é Subdiretor da Licenciatura em Sociologia e membro da Direção do Mestrado em Sociologia. É licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, e Mestre e Doutor em Sociologia pela  Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). É membro integrado do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - da Universidade NOVA de Lisboa.


Interesses de Investigação:

Sociologia da Educação. Políticas e Práticas Educativas. Acção Pública. Desigualdades Sociais. Trabalho e Organizações Complexas.


Principais Projectos:

  • 2018-2021: Rendimento Social de Inserção: múltiplas experiências e perspectivas (projecto não financiado). Posição: Membro coordenador do projecto. 

Principais Publicações:

  • Martins, João Eduardo (2016). Modos de reconfiguração da acção pública na sociedade portuguesa. Tensões, contradições e ambivalências na apropriação das políticas públicas de educação de adultos in Alves, Mariana Gaio; Torres, Leonor Lima; Dionísio, Bruno; Abrantes; Pedro, “A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em Tempos Incertos”, I Conferência Ibérica de Sociologia da Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Martins, João Eduardo (2016). Individuação, identidades incertas e precarização flexível; o trabalho dos formadores de adultos num contexto de subida das incertezas, Organizações e Trabalho, nº 43-44, Lisboa: APSIOT;
  • Martins, João Eduardo (2015). O Estado Social Ativo: Um novo paradigma legitimador das políticas públicas em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 108, 2015, 157-174;
  • Martins, João Eduardo (2014). Um olhar micropolítico sobre as organizações escolares. Organizações e Trabalho, nº 39-40, APSIOT, pp. 71-82;
  • Martins, João Eduardo (2014). Das Políticas às Práticas de Educação de Adultos. Lógicas de acção, Sentidos e Modos de Apropriação Localmente Produzidos. Lisboa: Edições Colibri.