Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

João Figueira de Sousa

Grupo de Investigação:

3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional


Equipa de Investigação:

Cidades, Transportes e Globalização


Perfil Online:


E-mail:

j.fsousa@fcsh.unl.pt




João Figueira de Sousa é Professor Associado e Coordenador do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Presidente do IDE, Instituto de Dinâmica do Espaço da UNL.


Interesses de Investigação:

Planeamento de Transportes. Politicas de Transportes e Gestão da Mobilidade. Portos e Transportes Marítimos. Frentes de Água e Reconversão de Espaços Urbano Portuários. Náutica de Recreio.


Principais Projectos:

  • 2014-2015: Training the Human Element of Motorways of the Sea (TrainMoS II). Entidade Financiadora: União Europeia. Entidade de Acolhimento: FCSH. Coordenador da Equipa Portuguesa. Sumário: O projecto propôs-se a apoiar o aumento dos conhecimentos sobre questões relacionadas com as Autoestradas do Mar (MoS), contribuindo com o conhecimento do factor humano para o desenvolvimento e alargamento do sistema multimodal de transportes da UE de forma a permitir uma conexão inteligente, sustentável e inclusiva entre regiões da Europa com os países vizinhos. Neste âmbito, o projecto desenvolveu uma base de conhecimentos MoS a nível das universidades da UE, ensaiando uma plataforma de conhecimentos MoS (no âmbito de uma infraestrutura TIC) no contexto da preparação de sete ações-piloto à escala da UE em sete Estados-Membros (Espanha, Portugal, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Itália e Grécia). A participação das setes universidades e dos respectivos estudantes visou criar a massa crítica para o desenvolvimento e o ensaio de uma formação universitária europeia sobre todos os temas relativos às MoS, a fim de satisfazer as necessidades do setor dos transportes. A FCSH-NOVA foi responsável pela Ação-Piloto 7 “Cadeias Logísticas e Integração Modal”. Instituições Participantes University of Strathclyde; FCSH-NOVA; Universidade Politécnica de Madrid; Universitá degli Studi di Genova; National Technical University of Athens; University of Piraeus; Ocean Finance; Circle Srl, Regione Liguria, Magellan – Associação para a representação de interesses portugueses no exterior, CIMNE.
  • 2013-2015: Consultoria Técnica e Científica na Área do Relacionamento Porto-Cidade. Entidade Financiadora: Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). Entidade de Acolhimento: Instituto de Dinâmica do Espaço (FCSH-NOVA). Coordenador Científico. Coordenação Professor Doutor João Figueira de Sousa. Outros Membros da Equipa: Mestre André Fernandes e Dr.ª Maria João Silveira. Sumário: A prestação de serviços técnicos e científicos visa contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de cooperação entre o porto e a cidade de Setúbal, reforçando a relação entre a APSS e a Câmara Municipal de Setúbal em diferentes domínios de acção, incluindo o institucional, o urbanístico, o económico, o funcional e o ambiental. Resultados: Organização de 3 Workshops Temáticos sobre diferentes domínios da relação porto-cidade orientados para técnicos da autoridade portuária, técnicos da autarquia e técnicos de outras entidades com relevância em cada um dos domínios; organização de 1 Seminário sobre a relação porto-cidade, aberto a toda a comunidade, a decorrer após os Workshops, no qual serão apresentadas e discutidas as bases para o desenvolvimento de uma estratégia conjunta entre a cidade e o porto.
  • 2010-2013. Urbanized Estuaries and Deltas. In search for a comprehensive planning and governance. The Lisbon case. Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (Referência do Projeto: PTDC/AUR-URB/100309/2008). Entidade de Acolhimento: Laboratório de Urbanismo, Ordenamento do Território e Paisagem (FA-UTL) e e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional (FCSH-NOVA). Função: Cocoordenador Científico. Coordenação Professor Doutor Arq. João Pedro Costa e Professor Doutor João Figueira de Sousa. Outros Membros da Equipa: Professora Doutora Maria Clara Mendes, Professor Doutor Arq. Leonel Fadigas, Professor Doutor Carlos Dias Coelho, Mestre Filipa Serpa, Mestre Maria Matos Silva, Mestre João Camilo Alves, Mestre Luís Dias, Mestre Luísa Estadão, Arq. Luiza Barone e Joana Caldeira, Mestre André Fernandes, Mestre Sónia Galiau e Mestre Tânia Vicente. Sumário: O projecto teve como objectivo o estudo dos estuários e deltas urbanizados, definindo como caso de estudo o Estuário do Tejo. Este objectivo foi concretizado através do desenvolvimento de conhecimento teórico, da elaboração de um modelo sintético e da proposta de uma nova abordagem integrada para o seu planeamento e gestão.
  • 2008-2011: Projecto de Carácter Exploratório “Rede Urbana e Acessibilidades – Transformações Recentes na Organização do Território”. Entidade Financiadora: Programa Plurianual de Financiamento das Unidades de Investigação, Fundação para a Ciência e Tecnologia (União Europeia – QCA III: POCTI-FEDER). Entidade de Acolhimento: e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional (FCSH-NOVA). Função: Coordenador Científico. Coordenação: Professor Doutor João Figueira de Sousa e Mestre André Fernandes (Coordenação Operacional). Outros Membros da Equipa: Mestre Sónia Galiau, Mestre Mafalda Estêvão e Dr. Gonçalo Antunes. Sumário: O projecto visou aprofundar o conhecimento sobre os impactes territoriais dos investimentos em infraestruturas de transporte através da análise da evolução das acessibilidades em Portugal Continental desde a década de 1980 e das suas repercussões em matéria de organização e estruturação do território, com recurso a análises de natureza quantitativa e qualitativa. Resultados: Projecto concluído, apresentando como resultados: 1 livro; 1 capítulo de livro; 2 comunicações em congressos internacionais; 2 comunicações em congressos nacionais; 1 comunicação em poster em congresso internacional; 2 artigos em actas de congressos internacionais; 1 artigo em actas de congresso nacional.  
  • 1999-2000: A Relação entre a Cidade e o Porto: Análise Comparativa de Casos de Estudo Portugueses e Italianos (Lisboa, Setúbal, Trieste e Veneza). Entidade Financiadora: Instituto Nacional de Investigação Científica. Entidade de Acolhimento: Instituto de Dinâmica do Espaço (FCSH-NOVA) e Centro Internacional Cittá d’Ácqua (Veneza, Itália). Função: Membro da Equipa. Coordenação: Professora Doutora Arq.ª Margarida Lôbo Howell e Arq. Rinio Bruttomesso. Outros Membros da Equipa: Mestre João Figueira de Sousa, Dr.ª Maria João Freitas, Dr. Turiddo Puglise e Dr.ª Maria Chiara Montan. Sumário: O projecto de investigação visou analisar as relações existentes entre os portos e a cidade, através do confronto de experiências recentes ou em curso em Portugal e Itália. Relações complexas e de natureza diversa que se revelam de importância estratégica nos processos de transformação dos espaços portuários, analisadas, principalmente, do ponto de vista físico funcional e espacial e enquadradas no quadro do ordenamento legislativo nacional e das normativas comunitárias.

Principais Publicações:

  • Figueira de Sousa, João & Costa, João Pedro (2013). Climate Change Adaptation in Urbanized Estuaries, Contributes to the Lisbon Case. (Edição 1). Vol. 1. Lisboa: Várzea da Rainha Impressores, Óbidos.
  • Figueira de Sousa, João, Almeida Faria, Eduardo, Vicente, Tânia, Galiau, Sónia e Almeida Faria, Eduardo (2012). Náutica de Recreio em Portugal. Um Pilar de Desenvolvimento Local e da Economia do Mar. (Edição 1). Vol. 1. Óbidos: Sinapis Editores.
  • Figueira de Sousa, João (2011) – Reflections on the port-city relationship: models and new interpretative approaches. In The port city of the XIX century, New challenges in the relationship between Port and City (118-130). (Coord. Bruttomesso, Rinio e Alemany, Joan). Venice: RETE.
  • Figueira de Sousa, João (2003). Portos, Transportes Marítimos e Território. Lisboa: Instituto de Dinâmica do Espaço.
  • Figueira de Sousa, João (2000). Transportes Aquáticos e Interfaces Terra-Água na Área Metropolitana de Lisboa. Vol 1. Lisboa: Instituto de Dinâmica do Espaço.