Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

José Manuel Leonardo de Matos

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

jmm@fct.unl.pt




José Manuel Leonardo de Matos iniciou a sua carreira na Escola do Magistério de Beja e foi professor do ensino secundário. Concluiu o mestrado na Universidade de Boston (1985) e o doutoramento na Universidade da Geórgia (1999) e lecionou na FCT/UNL. Atualmente é professor visitante na Universidade Federal de Juiz de Fora. Desempenhou cargos na Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. Foi editor da primeira revista de investigação portuguesa em Educação Matemática e coordenador de um centro de investigação. Integrou equipas de investigação centradas na aprendizagem da matemática, na cultura da aula de matemática, no sucesso escolar e em estudos de carácter histórico e é autor e editor de diversos livros.  


Interesses de Investigação:

Educação matemática. Cultura da aula de matemática. História da educação matemática. Teoria da atividade. História cultural.


Principais Projectos:

  • (2018/21) Inovação Curricular e Sucesso em Matemática coordenado por António Domingos (PTDC/CED-EDG/32422/2017) — Equipa —Parceiro: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • (2016/18) Monitorização do projeto Introdução da Khan Academy em escolas portuguesas, coordenado por António Domingos — Equipa —Parceiro: Ministério da Educação. Financiado pela Fundação PT e Ministério da Educação;
  • (2012/15) Projeto Promover o sucesso em matemática, coordenado por António Domingos (PTDC/CPE-CED/121774/2010)  — Equipa —Parceiro: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • (2007/11) — Equipa —Projeto Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos, coordenado por António Domingos (PTDC/CED/71744/2006) — Parceiro: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Equipa — Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Principais Publicações:

  • Matos, J. M. (Ed.) (2018). A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica (2 VOLS.). Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-70-6;
  • Matos, J. M. (2018). O lugar da pesquisa histórica na Educação Matemática. REP’s - Revista Eventos Pedagógicos, 9(2), 625-644. DOI: 10.30681/2236-3165. ISSN: 2236-3165 (Indexada: QUALIS (2017): B1 Ensino);
  • Matos, J. M. (2014). Mathematics education in Spain and Portugal. Portugal. In A. Karp & G. Schubring (Eds.), Handbook on the History of Mathematics Education (pp. 291-302). London: Springer;
  • Almeida, J. A.  & Matos, J. M.  (Eds.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974) (pp. 15-35). Lisboa: APM;
  • Furinghetti, F., Matos, J. M., & Menghini, M. (2013). From mathematics and education, to mathematics education. In A. B. M. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick, & F. Leung (Ed.), Third International Handbook of Mathematics Education (pp. 273-302). New York: Springer