Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Luís Gouveia

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

lcgouveia@yahoo.com




Luís Gouveia é Licenciado e Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.


Interesses de Investigação:

Sociologia da educação. Sociabilidades escolares. Governação escolar. Profissão docente. Sociologia pragmática.


Principais Projectos:

  • 2017-2018: Integrou o projeto de investigação “Juventude(s). Do local ao nacional – que intervenção?”, financiado pelo IPDJ – Instituto Português da Juventude e Desporto e coordenado por Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira, do Observatório Português da Juventude (ICS/UL);
  • 2017: Colaborou no projeto PEMO – Projeto Educativo Municipal de Odivelas, financiado pela autarquia do mesmo município e coordenado por Teresa Seabra e Sandra Abreu.;
  • 2011-2013: Colaborou no projeto de investigação intitulado “Construindo caminhos para a morte: uma análise de quotidianos de trabalho em cuidados paliativos”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CS-SOC/119621/2010) e coordenado por Alexandre Cotovio Martins;
  • 2009-2012: Colaborou no projeto de investigação coordenado por José Manuel Resende intitulado “Género, Desigualdade e Humilhação: sentimentos de injustiça nas escolas”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PIHM/GC/0085/2008) e pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Principais Publicações:

  • Resende, José Manuel, Gouveia, Luís & Beirante, David (2018). “The relational challenges in face of the school governance by norms: misunderstandings, disagreements and criticisms”. In Resende, José Manuel, Martins, Alexandre Cotovio, Breviglieri, Marc & Delaunay, Catarina (ed.), The challenges of communication in a context of crisis: troubles, misunderstandings and discords (pp. 54-82). Newcastle: Cambridge Scholars Publishers. ISBN: 978-1-5275-1420-1;
  • Resende, José Manuel, Gouveia, Luís & Beirante, David (2018). “A autoridade docente e os discursos e lógicas atuantes dos professores face à participação dos Encarregados de Educação no processo educativo”, Forum Sociológico, 32, 7-17. ISSN: 2182-7427;
  • Gouveia, Luís (2018). “A autoridade docente e a complexa fabricação do comum: tensões e críticas na intervenção das famílias no trabalho dos professores”, Revista ETD – Educação Temática Digital, 20(2), 434-54. ISSN: 1676-2592;
  • Caetano, Pedro & Gouveia, Luís (2017). “Entre o modelo magistral e a responsabilidade social: controvérsias em torno da avaliação dos professores e a conceção “justa” do mandato docente”, Terceiro Milénio: Revista Crítica de Sociologia e Política, 6(1), 236-265. ISSN: 2318-373X;
  • Resende, José Manuel, Gouveia, Luís & Beirante, David (2016). “Les jugements moraux sur l'humiliation et l'insulte morale: une méthodologie pragmatique sur l'analyse de la sociabilité scolaire”, Revue Sciences et Actions Sociales 3. ISSN: 2428-2871. URL: http://www.sas-revue.org/index.php/17-varia/25-les-jugements-moraux-sur-l-humiliation-et-l-insulte-morale-une-methodologie-pragmatique-sur-l-analyse-de-la-sociabilite-scolaire.