Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Madalena Corte-Real

Grupo de Investigação:

3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional


Equipa de Investigação:

Cidades, Transportes e Globalização


Perfil Online:


E-mail:

mcortereal@fcsh.unl.pt; mcortereal@sapo.pt




Madalena Corte-Real tem participado em diferentes projetos de investigação na Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente sobre as comunidades piscatórias do Estuário do Tejo; sobre diagnóstico, para a implementação de intervenções integradas com vista ao desenvolvimento local, assim como avaliação e monitorização de projetos em torno de comportamentos aditivos e dependências; e sobre análise de processos de transformação de bairros em centros históricos, assim como de áreas periféricas, e a sua redefinição espacial para fins de lazer e turismo.


Interesses de Investigação:

Identidade Local. Produção Social do Espaço. Revitalização Urbana. Turistificação. Espaço Público.


Principais Projectos:

  • Investigação exploratória no âmbito do Turismo de Fronteira – Participação no desenvolvimento de um projecto com vista a pensar o turismo em territórios periféricos da Área Metropolitana de Lisboa (Territórios na Margem Sul do Estuário do Tejo).
  • Investigadora em Transformações urbanas, gentrificação e mix social: os casos de Lisboa e Marselha, financiado pela FCT (Programa Pessoa) (Cics.Nova/Lames).
  • Doutoranda em Estudos Urbanos (ISCTE-IUL/FCSH-UNL) no âmbito da tese Moldando um espaço urbano - a revitalização da Mouraria em Lisboa. (Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia). Orientadores: Prof. Luís Vicente Baptista e Prof.ª Sybille Frank.
  • Coordenação, na Delegação Regional de Lisboa do Instituto da Droga e Toxicodependência, do Diagnóstico da Cidade de Lisboa para identificação de territórios de intervenção prioritária com vista a acções integradas na área dos comportamentos aditivos e dependências.
  • Investigadora no projeto - O impacto das alterações dulçaquícolas nas comunidades ícticas dos estuários do Douro, Tejo e Guadiana e zonas costeiras adjacentes – previsões ecológicas e socioeconómicas. Instituto Oceanografia, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Principais Publicações: