Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Mária Cristina Ribeiro Correia de Almeida

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

ajs.mcr.almeida@gmail.com




Mária Cristina Ribeiro Correia de Almeida é licenciada em Matemática pela Universidade de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e Doutora em Educação pela FCT da Universidade Nova de Lisboa. Leciona Matemática no Agrupamento de Escolas de Casquilhos. É coordenadora do Grupo de História e Memórias da Educação Matemática da APM e da coleção História e Memória do Ensino da Matemática.


Interesses de Investigação:

História da educação matemática. Formação de professores. Telescola. Desenvolvimento Curricular em Matemática.


Principais Projectos:

  • 2018 – 2021: Membro da equipa do projeto “Inovação Curricular em Matemática” (IR: António Domingos). Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a referência PTDC/CED-EDG/32422/2017;
  • 2012 – 2015: Membro da equipa no projeto “Promover o Sucesso em Matemática” (IR: António Domingos). Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT); Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento. Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a referência PTDC/CPE-CED/121774/ 2010;
  • 2007 – 2011: Membro da equipa do projeto “Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos”. Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento (UIED/FCTUNL/UNL); Centro de Formação da Associação de Escolas de Almada Ocidental - Escola Secundária Monte Caparica (PROFORMAR). Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a referência PTDC/CED/71744/2006.

Principais Publicações:

Matos, J. M e Almeida, M. C. (2018): A Reforma da Matemática Moderna em Portugal. in HISTEMAT, Revista de História de Educação Matemática. Sociedade Brasileira de História da Matemática. ISSN 2447-6447. v. 4, n. 2. 5-30;

Almeida, M. (2015). Mathematics textbooks, in Portugal: the case of the first unique mandatory Algebra textbook (1950). In: Evelyne Barbin, Uffe Thomas Jankvist & Tinne Hoff Kjeldsen (Eds), History and Epistemology in Mathematica Education, proceedings of the Seventh European Summer University ESU-7, Copenhagen, Denmark 695-707. ISBN 978-87-7684-737-1

Almeida, M. (2015). The influence of New School ideas in the preparation of Mathematics teachers for liceus in Portugal from 1930 to 1969. In Bjarnadóttir, K., Furinghetti, F., Prytz, J. & Schubring, G. (Eds), “Dig where you stand” 3. Proceedings of the Third International Conference on the History of Mathematics Education, 21-32. Uppsala: Uppsala universitet. Sweden;

Almeida, M. (2013). The making of mathematics curriculum: the case of Telescola in Portugal in the middle 1960s. In Bjarnadóttir, K., Furinghetti, F., Matos, J.  & Schubring, G. (Eds), “Dig where you stand” 2. Proceedings of the Second International Conference on the History of Mathematics Education, 11-22. New University of Lisbon, Portugal. Lisbon: UIED. (ISBN: 978-989-97487-2-9);

Almeida, M. & Matos, J. (2011). Developing a modern mathematics pedagogical content knowledge: the case of Telescola in Portugal in the middle 1960’s. Em M. Pytlak, T. Rowland e E. Swoboda (Eds.), Proceedings of the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2956-2957. Rzeszów, Poland: University of Rzeszów.