Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Paula Cristina Antunes Teixeira

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

teixeirapca@gmail.com




Paula Teixeira é licenciada em Matemática – Ramo Educacional, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.  Atualmente é docente no Agrupamento de Escolas João de Barros, na qual coordena o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. É sócia de várias associações profissionais, como por exemplo, Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) e Associação de Professores de Matemática (APM).


Interesses de Investigação:

Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias. Currículo e Desenvolvimento Curricular em Matemática.


Principais Projectos:

  • 2018 - 2021: Investigadora participante no projeto “Inovação Curricular em Matemática” que se iniciou em 1/10/2018 (PTDC/CED-EDG/32422/2017);
  • 2016 - 2019: Investigadora da equipa de Monitorização do projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”. Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom, financiado pela Fundação Portugal Telecom;
  • 2012 - 2015: Investigadora participante no projeto “Promover o sucesso em matemática” que se iniciou em 1/01/2012 e terminou em 31/07/2015 (PTDC/CPE-CED/121774/2010);
  • 2007 - 2011: Investigadora participante no projeto “Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos” que se iniciou em 1/09/2007 e terminou em 1/09/2011. (PTDC/CED/71744/2006.

Principais Publicações:

  • Teixeira, P. C., & Matos, J. M. (2017). A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores. REMATEC, Revista de Matemática, ensino e Cultura;
  • Teixeira, P., Matos, J. & Domingos, A, (2016). A orquestração Instrumental no uso das tecnologias no Ensino e na Comunicação Matemática. Em Canavarro, P., Borralho, A., Brocrado, J. & Santos, L. Livro de atas do EIEM2016, Encontro em Educação Matemática, (pp.291-302). Universidade de Évora;
  • Teixeira, P. C., Matos, J. M., & Domingos, A. (2015). Mathematics Teachers Building New Didactic Tools: Coping With Technology. Pedagogika, 119(3), 126-133. doi:DOI: 10.15823/p.2015.028;
  • Teixeira, P., Matos, J. & Domingos, A, (2015). Mathematics teachers´ instrumental genesis of tecnological materials. In Amado, N. & Carreira, S. (Eds), Proceedings of the 12Th International Conference on Technology in Mathematics Teaching,(pp. 336-342). University of Algarve, Faro Portugal;
  • Teixeira, P., Domingos, A., Almeida, M. & Matos, J. (2014). Building new teaching tools in mathematics: Teacher and technology resources. In Jones, K., Howson, G. & Fan, L. (Eds.), Proceedings of the International Conference on Mathematics Textbook Research and Development, (pp.459-464). University of Southampton.