Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Raquel Faria de Deus

Grupo de Investigação:

4: Sistemas de Modelação e Planeamento


Equipa de Investigação:

Modelação Geográfica, Detecção Remota e Infra-estruturas de Dados


Perfil Online:


E-mail:

r_deus@fcsh.unl.pt




Raquel Faria de Deus é licenciada em Geografia pela Universidade de Coimbra (2002) e doutorada em Geografia e Planeamento Territorial, na especialidade de Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade NOVA de Lisboa (2015). A sua tese de doutoramento foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e distinguida com o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro da Associação Portuguesa de Geógrafos para a melhor tese de doutoramento Portuguesa entre 2015 e 2016. Tem interesse por abordagens interdisciplinares na Geografia e pela promoção de processos de investigação-acção ao nível local. O seu percurso académico e científico baseia-se em duas dimensões fundamentais: a Geografia Humana e os Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota.Trabalha no sentido de manter ambas as ligações interdisciplinares na Geografia.


Interesses de Investigação:

Planeamento Urbano; Transformação de uso/ocupação do solo; Modelação Espacial; Sistemas de Informação Geográfica; Detecção Remota.


Principais Projectos:

  • Membro da equipa de investigação do projecto Plataforma Model Costa 2025: Desenvolvimento de uma Plataforma para a modelação prospectiva multiescalar dos processos de urbanização nas áreas costeiras, entre 2011 e 2014, no âmbito da parceria e-GEO (FCSH-UNL) sob a coordenação de Professor Doutor José António Tenedório e Universidade Politécnica da Catalunha sob a coordenação do Professor Doutor Josep Roca Cladera. Entidade financiadora: Plano Nacional I+D+I, Ministério da Ciência e Inovação de Espanha. Barcelona Tech (Universidade Politécnica da Catalunha) e Universidade Nova de Lisboa. Referência do projecto: CSO 2009-09057. Link: http://www-cpsv.upc.es/GLOBUS/Research_Projects_ModelCosta.html. O financiamento do projecto foi de 138.639,52€.

Principais Publicações: