Oportunidades de financiamento

Candidaturas abertas: Ações Marie-Curie Innovative Training Networks

As ações Marie-Curie Innovative Training Networks financia formação e programas doutorais conjuntos resultantes de parcerias entre universidades e/ou instituições de investigação com empresas, tendo como objetivos a aquisição de experiência de investigadores em início de carreira em diferentes setores.

As ações estão divididas consoante parceria:

• European Training Networks (ETN) - propostas para formação para investigadores em início de carreira enquadrados em projetos de investigação colaborativos.
  • European Industrial Doctorates (EID) - programa doutoral em colaboração com o sector não académico, em que o aluno tem de passar 50% do tempo no setor académico e 50% no setor não académico.
  • European Joint Doctorates (EJD) - promovem a colaboração internacional, intersetorial e multi/interdisciplinar na formação ao nível de doutoramento na Europa, através da criação de programas Conjunto.

Os programas devem ainda valorizar as competências complementares das organizações participantes e promover a transferência do conhecimento, atividades de networking, a organização de workshops e conferências

A composição da parceria varia consoante o programa:
* EID - o consórcio deve ser composto por pelo menos dois beneficiários estabelecidos em dois países Estado-membro e/ou países associados do Horizonte 2020 diferentes. Existem ainda a obrigatoriedade da representação de pelo menos uma entidade do setor académico e do setor não académico.
* ETN e EJD - o consórcio deve ser composto por três entidades diferentes de três países Estado-membro.

As propostas para cada tipologia devem ser submetidas até ao dia 17 de janeiro de 2018 através do participant portal: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/opportunities/h2020/topics/msca-itn-2018.html