Oportunidades de financiamento

Candidaturas abertas bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie

Encontra-se aberto o período de candidaturas às bolsas individuais Marie Skłodowska-Curie (MSC IF). As ações Marie Skłodowska-Curie enquadram-se no programa-quadro de investigação (Horizonte 2020) da Comissão Europeia (CE) e tem como objetivos gerais a promoção do desenvolvimento da carreira do investigador. As bolsas individuais têm como específicos pretendem fomentar o potencial criativo e inovador de investigadores que pretendam diversificar as suas capacidades individuais e adquirir competências multi e interdisciplinares através de formação avançada e da mobilidade internacional e intersectorial.

As bolsas de investigação individuais destinam-se a investigadores com um grau de doutoramento e/ou com um nível de 4 anos de experiência em investigação para a realização de  mobilidade de 2 anos em instituições europeias ou internacionais.

Existem dois tipos de bolsa:

Bolsas Globais – para a realização de mobilidade em instituições fora da Europa (em países terceiros) com a obrigatoriedade de regresso ao país de envio por um período de 12 meses seguidos.

Bolsas Europeias – para a realização de mobilidade numa instituição acolhimento europeia (Estados-membros e países Associados). Destinam-se a investigadores que realizem mobilidade na Europa a partir de qualquer país do mundo e/ou investigadores europeus para mobilidade dentro da Europa.

As bolsas custeiam todos os custos associados à mobilidade (custos de mobilidade, bolsa mensal e custos de gestão para a instituição).

As candidaturas terão de ser submetidas no participant portal da CE e deverão incluir:

• Identificação do Painel de Avaliação;
• Identificação do supervisor;
• Proposta de avaliação (máximo de 10 páginas).

Só será avaliada uma proposta por investigador.

A data limite de submissão de candidaturas é 14 de setembro de 2017.

Ver página oficial.