Oportunidades de financiamento

Candidaturas abertas: Programa Science with and for Society (SwafS)

Encontram-se abertos o período de candidaturas aos tópicos do novo programa de trabalhos do Science with and for Society 2018-2020, programa transversal do Horizonte 2020 dedicado à promoção e análise da interação da ciência com a sociedade.

As propostas têm de ser submetidas através do portal do participante até ao dia 10 de abril de 2018.

O novo programa de trabalhos está estruturado por cinco orientações estratégicas (OE) em que se enquadram os respetivos tópicos:
OE1: Aceleração e catalisação dos processos de mudança institucional
- visa a implementação dos indicadores de investigação e inovação responsável através de mudanças institucionais nas organizações de financiamento e de investigação.

OE2: Fortalecimento da implementação da igualdade de género nas políticas de investigação e inovação - analisando a implementação da dimensão do género nos programas de financiamento do H2020 e nas organizações de investigação

OE3: Desenvolvimento da dimensão territorial das parcerias SwafS - promoção de parcerias entre universidades e instituições de educação formal e informal, museus de ciência e autoridades públicas para o desenvolvimento de novas formas de aproximação da ciência e inovação à sociedade.

OE4: Exploração e promoção de ciência cidadã - exploração dos mecanismos e desafios da ciência cidadã através da análise de modelos e iniciativas inovadoras existentes, numa perspetiva europeia e global.

OE5: Construção de uma base de conhecimento para as SwafS - análise da interação dos cidadãos e ciência, numa abordagem interdisciplinar entre as várias disciplinas, para o desenvolvimento de políticas proativas de aproximação da ciência às necessidades dos cidadãos.

Os projetos mantém as mesmas tipologias do H2020, como sendo as Research & Innovation Actions e as Coordination & Support Action.

Mais informações.