Menu CICS.NOVA

Candidaturas abertas: Redes Temáticas e Fóruns CYTED

O Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) destina-se à promoção da região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos seguintes países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

No âmbito do CYTED estão abertos os concursos às Redes Temáticas e aos Fóruns CYTED. 

Candidaturas para ambos os concursos: até 25 de Abril de 2018.

Redes Temáticas: As Redes Temáticas são redes de investigação e desenvolvimento compostas por entidades públicas/privadas e empresas dos países membros CYTED para o intercâmbio de conhecimentos nas áreas definidas pelo programa. O financiamento destina-se às atividades de coordenação das redes, como a mobilidade do staff, organização de workshops, cursos e publicações, com um limite máximo de 30.000 euros anuais. As redes têm uma duração máxima de quatro anos para as 1-7 e de dois anos para a área 8.

As redes temáticas abrangem as seguintes áreas nas ciências sociais: Área 4: Desenvolvimento Sustentável Área 6: Ciência e Sociedade Linha 6.1 Desenvolvimento global das universidades: Desenho, construção e avaliação de capacidades inovadoras do setor académico Linha 6.2 Indústrias criativas: conteúdos culturais e valor sócio-económico A comparticipação nacional é assegurada através da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

 

Fóruns CYTED: Os Fóruns CYTED são reuniões entre empresários e investigadores iberoamericanos com os objetivos de abordar temáticas do sector tecnológico para a promoção de projetos de inovação, cooperação e transferência de conhecimento. São financiadas as viagens e alojamento de representantes de empresas iberoamericanas no valor máximo de 10 mil euros.

Página oficial: https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/cyted/index.phtml.pt