Oportunidades de financiamento

Convocatória aberta H2020 DS6: Governança para o Futuro

Encontra-se aberto, até 13 de março de 2018, o período de candidaturas aos tópicos da convocatória "Governança para o futuro" do Desafio Societal 6 - A Europa num Mundo em Mudança do Horizonte 2020. A convocatória tem como objetivos gerais a análise e o desenvolvimento de recomendações políticas sobre i) tendências políticas no contexto europeu e internacional, ii) confiança e legitimidade democráticas e iii) adaptação das estruturas de governança às necessidades dos cidadãos.

São abrangidos os seguintes tópicos das convocatória:

Governance-01-2019: Trust in Governance Pretende-se propostas que avaliem e proponham novas abordagens de aumento da confiança nos governos, instituições públicas e atores privados numa perspetiva filosófica, ética, tendo em conta a relação da confiança com os governos nacionais e as instituições europeias. Deve ser analisada a relação entre desigualdade e confiança no contexto da inclusão social. Este tópico irá financiar propostas na tipologia de RIA, com um orçamento de 3 milhões de euros por proposta.


Governance-02-2018-2019: Past, present and future of differentiation in European governance
As propostas devem analisar o processo de integração europeia face às crises políticas que afectam e contrariam este processo que resultem em recomendação políticas. Devem ser analisados modelos diferenciados de integração e governança contextualizados historicamente e relacionados com as crises sociais. Este tópico irá financiar propostas na tipologia de RIA, com orçamentos de 3 milhões de euros por projeto e propostas no âmbito de CSA com valores a rondar os 1,5 milhões de euros.
Governance-03-2018: Addressing populism and boosting civic and democratic engagement
Este tópico foca-se no estudo do fenómeno do populismo e as suas consequências nas democracias europeias e para o processo de construção da União Europeia. Este tópico irá financiar propostas na tipologia de RIA, com um orçamento de 3 milhões de euros por proposta.


Governance-06-2018: Trends and forward-looking scenarios in global governance
Tópico com foco internacional centrado no estudo das tendências da governança global, em que sejam abordados os temas do regionalismo, protecionismo e nacionalismos e como estes afetam a legitimidade política nas instituições globais e as agendas políticas europeias.
Serão financiadas propostas na tipologia de RIA no valor de 2,5 milhões de euros.


Governance-08-2018: Partnering for viability assessments of innovative solutions for markets outside Europe
Serão financiadas propostas na tipologia de CSA, que analisem soluções inovadoras para aumentar a competitividade da indústria europeia nos mercados globais, nomeadamente nos mercados das economias emergentes como o Brasil, Rússia, Índia, China e México. Pretendem-se estudos de mercado, soluções inovadoras baseadas na relação cliente/usuário e que incluam perspectivas culturais e comportamentais e análises de novos modelos de negócios locais que possam ser transferidos e aplicados nos países abrangidos. Será financiada uma proposta com o valor total de 9 milhões de euros.


Governance-15-2018: Taking lessons from practices of interdisciplinarity in Europe
Os objetivos para este tópico é a análise da integração da interdisciplinaridade das ciências sociais e humanas nas diversas disciplinas que contribuam para o desenvolvimento de uma nova política de integração das ciênciais sociais e humanas. Devem ser identificadas melhores práticas e indicadores não limitadas à Europa mas também a nível nacional, multilateral que incluam países terceiros. Será financiada uma proposta CSA no valor de 1,5 milhões de euros.