Projetos de investigação

ESCXEL: rede de escolas de excelência

Investigador Responsável: José David Gomes Justino
Equipa: Eva Patrícia Duarte Gonçalves
José António Pereira Tenedório
José David Gomes Justino
Luisa Alexandra Ramos Franco Tavares
Rossana Estanqueiro Leal da Silva
Rui Manuel Leitão da Silva Santos
Sílvia Maria Cândido de Almeida
Susana Paiva Moreira Batista
Teresa Maria dos Santos Pimentel
Entidade Proponente:

CICS.NOVA

Entidade Financiadora:

Câmara Municipal da Amadora. Câmara Municipal da Batalha. Câmara Municipal de Castelo Branco. Câmara Municipal de Constância. Câmara Municipal de Mação. Câmara Municipal de Oeiras. Câmara Municipal do Sardoal. Câmara Municipal de Vila de Rei. EPIS - Empresários para a Inclusão Social. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos do Governo Regional da Madeira.

Palavras Chave: Redes de escolas. Auto-avaliação. Resultados. Processos.
Objectivos:

1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações.
2. Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais.
3. Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede.
4. Dar continuidade à qualificação das aprendizagens com especial atenção à focagem nas práticas de sala de aula.
5. Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais.
6. Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo.
7. Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.

Parcerias:

Câmara Municipal da Amadora.
Câmara Municipal da Batalha.
Câmara Municipal de Castelo Branco.
Câmara Municipal de Constância.
Câmara Municipal de Mação.
Câmara Municipal de Oeiras.
Câmara Municipal do Sardoal.
Câmara Municipal de Torres Novas.
Câmara Municipal de Vila de Rei.
EPIS - Empresários para a Inclusão Social.

Data de Início: 2008
Data de Fim: 2017