Projetos de investigação

Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial

Investigador Responsável: Sheila Pereira Khan
Referência: PTDC/CPC-ELT/4939/2012
Entidade Proponente: Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA/ISEG/UTL)
Entidade Financiadora: FCT
Palavras Chave: Nação, Narrativa, Pós-colonialismo, Identidades.
Objectivos: A proposta do Projecto Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial visa problematizar de que forma a narrativa literária e fílmica de Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, constitui um laboratório propício à construção de comunidades imaginadas e à projecção de novas identidades. É nosso propósito indagar o papel da narrativa - em várias vertentes, como o romance, o conto, o filme, o documentário - bem como a produção paratextual paralela, através dos depoimentos de autores e de realizadores (e de autores simultaneamente realizadores) - na construção e desconstrução de conceitos como nação, etnia, diáspora, migração, transnacionalidade, configurando e desfigurando identidades, alicerçando a pesquisa de um suporte teórico adequado na área dos estudos pós-coloniais.
Parcerias:

Network in Portuguese Postcolonial Studies (NPPS)

Centre of Postcolonial Studies Universitá degli Studi di Napoli ‘L'Orientale' (CPS).

PostColonial Studies Initiative - Centre for Humanities - Universiteit Utrecht (PCI).

Department of Spanish & Portuguese - College of Letters & Sciences - University of Wisconsin-Madison (DSP).

Centro di Studi sul'Africa Contemporanea - Universitá degli Studi di Napoli ‘L'Orientale' (CESAC).

Data de Início: 2013
Data de Fim: 2015